Está assinado o acordo UE-Mercosul
O histórico acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul cria a maior área de comércio livre do mundo.
O histórico acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul cria a maior área de comércio livre do mundo.
Vai ser assinado sábado, no Paraguai.
Os agricultores europeus têm-se manifestado contra o novo acordo entre a UE e o Mercosul, que poderá ser penalizador para pequenos e médios produtores, acarreta consequências ambientais e pode resultar numa diminuição da qualidade dos alimentos.
Os durienses temem uma terceira vindima consecutiva com dificuldades em escoar as uvas ou a sua venda a preços baixos, com alguns a já terem recebido cartas a cancelar encomendas de uvas para este ano.
Entre estas soluções está o Plano Nacional da Água e uma rede interligada para o armazenamento e a distribuição eficiente de água para a agricultura, que se vai chamar REGA.
Em Vila Real juntaram-se esta manhã manifestantes provenientes de Chaves, Boticas, Montalegre, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Mesão Frio, Castro de Aire ou Amarante.
"Os portugueses acham que aquilo que a banca está a pagar é pouco e procuram nos certificados de aforro uma compensação", explicou o Presidente da República.
Governo admitiu que 40% do País está em seca. Associações de agricultores apontam o dedo ao executivo por inação.
"Vemos que há grandes diferenças entre o preço pago ao produtor e o preço pago pelos consumidores", alerta Confederação Nacional da Agricultura.
A Confederação Nacional da Agricultura alertou para o facto de o aumento dos preços não refletir apenas o valor dos produtos, mas também as margens de lucro, vincando não haver escassez.
"Já não voltamos para trás. Não é o problema de saber se pode ser, deve ser, ou não. Não vai haver. Comigo não vai haver. Naquilo que depender do Presidente da República não se volta atrás", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
"Num tempo em que toda a gente confinava, estes homens e estas mulheres continuaram a espalhar as suas sementes, a tratar da sua produção", afirmou, sublinhando que os aplausos têm "um significado afetivo", mas que o setor, "mais do que aplausos", precisa de apoios, "tendo em conta a situação em que muitos se encontram".
A Thunder Foods quer lançar ainda este ano no mercado uma farinha à base de larvas de escaravelho, também conhecida como "farinha amarela", que foi recentemente autorizada na União Europeia.
Face ao impacto do novo coronavírus, foi elaborado um plano de emergência para o setor agrícola.
A visão da Universidade de Coimbra em relação a essa matéria "tem a ver com as alterações climáticas, não tem a ver com nenhuma questão financeira", disse o reitor.
A SÁBADO teve acesso a contratos e emails trocados com fornecedores. Veja como funciona a Jerónimo Martins por dentro.