Sábado – Pense por si

A primeira coisa que a liberdade me deu

Aquilo que era impensável no Estado Novo tornou-se possível depois da revolução. Doze personalidades contam à SÁBADO aquilo que puderam fazer depois de derrubada a ditadura. Usar minissaias, ver a família, apoiar os presos políticos ou simplesmente regressar a Portugal.

Luís Silvestre

"Vendi o meu primeiro quadro ao Almada Negreiros"

O pintor andou em Belas-Artes em Lisboa e no Porto, mas não acabou o curso. Foi preso pela PIDE e ilustrou jornais clandestinos. Pioneiro da arte moderna portuguesa, inaugurou em Abril de 2013 o seu museu.

Gonçalo Correia

De autocaravana pela Costa Vicentina

Durante uma semana, fizemos 1.000 quilómetros à procura das melhores histórias de Verão. Descobrimos um Berg campista e ceviches na Zambujeira.

Catarina Homem Marques

Guernica: o quadro que lutou contra o fascismo faz 80 anos

Pintado em Paris, Guernica passou décadas a viajar. Foi o próprio Picasso que proibiu o quadro inspirado no bombardeamento à cidade homónima, a 26 de Abril de 1937, de entrar em Espanha enquanto houvesse ditadura

2
Sónia Bento

Quem te viu e quem te vê, Froilán

De volta a Madrid, depois de um ano a estudar nos Estados Unidos, o polémico sobrinho do Rei Felipe VI está mais adulto e mais calmo. Completa a maioridade este domingo

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)