
Nobel da Medicina para cientistas que descobriram o microRNA
O prémio Nobel da Medicina foi atribuído aos cientistas Viktor Victor Ambros e Gary Ruvkun.
O prémio Nobel da Medicina foi atribuído aos cientistas Viktor Victor Ambros e Gary Ruvkun.
Cerca de 130 pacientes, em vários estágios da doença - de inicial aos casos avançados ou recorrentes -, participam no ensaio, recebendo a vacina em conjunto com imunoterapia.
O glioblastoma está entre os mais terríveis diagnósticos, com uma sobrevida média à volta dos 15 meses. O padrão atual de tratamento envolve a cirurgia, radiação e quimioterapia.
Estudo mostra que o sistema imunitário do alemão de 62 anos está “totalmente funcional”. Doses foram tomadas de forma deliberada e por "razões privadas”.
Segundo o estudo, a efetividade da vacina para "um qualquer tipo de vírus" rondou os 58% e no caso do vírus que esteve em maior circulação na época passada, o H3N2, foi de 41%.
Katalin Karikó e Drew Weissman foram distinguidos pelas suas descobertas que levaram à criação das vacinas contra a covid-19.
Brasil foi um dos países mais atingidos pelo coronavírus, com 703.399 mortos e quase 40 milhões de casos até à data, segundo dados oficiais.
Várias empresas farmacêuticas anunciam ter grandes avanços na cura de doenças oncológicas já nos próximos anos. Tudo graças ao combate à pandemia de Covid-19.
Desde a exploração espacial aos avanços na luta contra o Alzheimer e doenças sanguíneas, a Nature escolheu os principais avanços científicos previstos para 2023.
Com o alívio das medidas covid-zero, muitos chineses deslocam-se a Macau e Hong Kong à procura das vacinas da Pfizer e da Moderna. Procura por medicamentos contra gripe e constipações, testes de covid-19, máscaras e luvas higiénicas, termómetros também levou a escassez.
O processo deve-se à violação das patente por parte das empresas concorrentes. Moderna alega que patenteou tecnologia da vacina entre 2010 e 2016.
A tecnologia mRNA, usada nas vacinas contra a COVID-19, pode ser a chave para vencer uma multiplicidade de doenças, dos cancros às doenças autoimunes. A Profª Maria do Carmo Fonseca, uma das mais renomadas cientistas portuguesas, explica de que forma a ciência nos vai continuar a ajudar a controlar e a combater a doença.
Pedro Madureira é o "cérebro" por detrás da vacina portuguesa contra a covid-19 que espera financiamento para iniciar ensaios clínicos. A SILBA é administrada como se fosse uma bomba de asma e promete mais eficácia contra a Ómicron e outras variantes.
Empresa portuguesa de Cantanhede está há mais de oito meses à espera de financiamento para iniciar os testes de uma vacina que pode ajudar a erradicar, de uma vez por todas, a covid-19.
Foram analisadas 65 mil gestações em diferentes estágios. Efeitos secundários mais comuns das vacinas nas grávidas coincidem com os da população em geral vacinada.
6.939 das reações adversas foram consideradas graves, mas o Infarmed insiste que "as reações adversas às vacinas contra a covid-19 são pouco frequentes, com cerca de um caso em mil inoculações", um valor que se tem mantido estável ao longo do tempo.