Diretor do SNS diz que há cerca de 2.800 internamentos indevidos nos hospitais
A ministra da Saúde já tinha estimado que mais de 1.200 de casos de pessoas com alta clínica mas sem resposta noutros locais.
A ministra da Saúde já tinha estimado que mais de 1.200 de casos de pessoas com alta clínica mas sem resposta noutros locais.
As declarações surgiram depois de a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, ter anunciado que a atividade cirúrgica pode ser suspensa sempre que os serviços de urgência estiverem sob pressão.
Ana Paula Martins continua sob pressão.
Ana Paula Martins também garantiu que vai reagir ao caso da médica detida por prescrição fraudulenta de medicamentos para emagrecimento quando a investigação das autoridades estiver concluída.
Ana Jorge defendeu esta quarta-feira que a concentração dos serviços de neonatalogia do Hospital Dona Estefânia e da Maternidade Alfredo da Costa vai facilitar o processo de gestão dos médicos e das respetivas escalas de serviços.
"Ouvi pelas notícias que iria haver da parte de dois sindicatos, um dos médicos e outro de enfermeiros, adesão à greve e nós naturalmente faremos aquilo que está previsto também na lei", ou seja, "garantir os serviços mínimos", afirmou a ministra da Saúde.
Ana Paula Martins adiantou que a vacinação está a ser feita "a uma velocidade bastante grande e em grande escala, querendo atingir os níveis de 85% do ano passado".
Médicos pretendem conhecer as alterações que o Governo aprovou para regulamentar o regime de prestação de serviços no SNS.
Entre os subscritores estão o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e a antiga ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira.
Ana Paula Martins disse ainda que está aberta ao diálogo e prometeu uma reunião com a nova associação de médicos tarefeiros.
No que diz respeito ao caso atual da ministra da Saúde, o candidato a Belém afirmou que gostaria de saber a reação dos administradores hospitalares e de outros prestadores de saúde à instrução da Direção Executiva do SNS para cortar despesas nos hospitais.
O dermatologista ganhou mais de 700 mil euros em cirurgias adicionais no Hospital de Santa Maria e, segundo a IGAS, recebeu indevidamente incentivos para cirurgias que codificou, algumas oncológicas.
Ana Paula Martins diz que encontro será agendado "o mais brevemente possível"
"Não nos distraímos com essa espuma mediática, essas discussões que começam e acabam nos jornais", afirmou o ministro.
Ana Paula Martins acusada de desviar as atenções de uma falha grave dos serviços públicos de saúde
A família anunciou que vai apresentar queixa contra a ministra da saúde, Ana Paula Martins, por difamação.