Sábado – Pense por si

Urbanista

No moderno lay off, o problema é do mexilhão

"Somos um país pequeno na dimensão e generoso no coração mas o problema acessório que a Covid-19 acarreta não se resolve com paninhos quentes, canja de galinha ou um grande coração. A pobreza espreita, a miséria escondida já está à vista e há milhares de famílias sem saber como vai ser o dia de amanhã."

Marcelo arrasa Governo

Marcelo Rebelo de Sousa disse ontem na TVI que o discurso de sexta-feira de Passos Coelho foi "descuidado", ao anunciar sacrifícios para o "mexilhão" e deixar "os grandes" incólumes. "Foi uma brutalidade e ele não teve noção", disse o comentador, afirmando ser urgente uma remodelação governamental. "Não é assim que se ganham eleições autárquicas", disse ainda Marcelo, que apela à intervenção de Cavaco Silva. "O Presidente terá de ajudar a corrigir o pacote."

Ria Formosa: Apanha de bivalves

Foi ontem levantada, parcialmente, a proibição da apanha de bivalves na ria Formosa, entre Faro e Olhão. Apenas se manteve a proibição da apanha de mexilhão, na área. Continua a proibição da apanha, para todos os bivalves, entre Portimão a Lagos, enquanto entre Faro e Vila Real não há restrições.

Mexilhão: Interdição levantada

A interdição à apanha e consumo de mexilhão que vigorava no litoral do barlavento algarvio foi levantada ontem. "O resultado das análises confirmou que os bivalves da zona estão já livres da biotoxina DSP, revelou ao CM o comandante Cruz Martins, das Capitanias dos Portos de Portimão e Lagos.

Algarve: Bivalves interditos

Por risco de intoxicação diarreica, o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar decretou ontem a interdição da apanha de mexilhão em Portimão, Lagos e Tavira e de berbigão em Olhão. Desde a última semana, também está proibida a captura de conquilha em Faro e Olhão.

Algarve: Bivalves sem toxinas

Os resultados negativos das análises à presença de toxinas permitiram que fosse ontem levantada a interdição à apanha e comercialização para consumo humano de todos os bivalves, com excepção do mexilhão, na ria de Alvor. Foi ainda levantada a proibição à apanha de conquilha no litoral Olhão-Faro e de mexilhão na Ria Formosa.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana