Montenegro dá os parabéns a Seguro: "Cooperação será a nota dominante"
O primeiro-ministro já falou com o Presidente da República eleito e pede uma oportunidade para governar durante "três anos e meio".
O primeiro-ministro já falou com o Presidente da República eleito e pede uma oportunidade para governar durante "três anos e meio".
Mais de 11 milhões de eleitores são chamados a escolher o novo Presidente da República, num sufrágio que opõe António José Seguro a André Ventura, os dois mais votados em 18 de janeiro.
A autarquia diz não estarem reunidas as condições para o ato eleitoral no concelho, adiando a votação para a semana seguinte.
Presidentes de câmara, perante a situação de calamidade, poderão “reconhecer a impossibilidade de realização da votação” nas assembleias ou secções de voto afetadas pelo mau tempo. Contudo, CNE diz que não há nenhuma decisão ou indicação nesse sentido.
Os distritos com maior número de inscritos são Lisboa, Porto, Setúbal e Braga.
Dos boletins de voto constavam três candidaturas anuladas, que coincidiram com mais 20 mil votos nulos. Comissão de eleições diz que diferença "não parece ter sido significativa".
Coordenador do Bloco de Esquerda apelou ao voto.
Élvio Sousa lidera o maior partido da oposição madeirense.
Para o líder socialista "votar é um dever e um exercício essencial da cidadania" e as eleições de hoje assumem uma particular importância.
Questionado sobre se a campanha foi suficientemente mobilizadora, André Pestana disse que foi "desconsiderado e descriminado relativamente aos outros candidatos".
Portugueses elegem hoje o próximo Presidente da República.
Nas últimas eleições presidenciais, em 24 de janeiro de 2021, e à mesma hora, a afluência às urnas foi de 17,07%.
Inês Sousa Real reforçou a importância do cargo de Presidente da República, que desempenha um papel que "diz muito à estabilidade e não apenas à representação do país lá fora".
Candidato disse ter feito uma "campanha honesta, com seriedade, com convicção, procurando estar próximo das pessoas e dos seus problemas, dizendo aquilo que", do seu ponto de vista, "é necessário para o país".
A candidata apelou ainda à participação eleitoral de todos portugueses.