
Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reúne-se para analisar pior resultado em 20 anos
Partido de Catarina Martins que perdeu metade dos votos e ficou com apenas cinco dos atuais 19 deputados.
Partido de Catarina Martins que perdeu metade dos votos e ficou com apenas cinco dos atuais 19 deputados.
Partido liderado por Catarina Martins anunciou no domingo o voto contra o Orçamento do Estado para 2021. Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares defendeu: "Ninguém compreende que nesta hora haja quem se afaste desta solução".
O Bloco lembra que Zuraida se destacou como defensora dos direitos sociais, dos direitos das mulheres, da autonomia dos Açores e era uma lutadora "por uma sociedade e por uma terra sem amos".
Catarina Martins disse desconhecer em absoluto qual é a compensação "em impostos verdes" proposta pelos sociais-democratas, "porque ainda nem sequer foi dita".
Coordenadora do Bloco de Esquerda foi confrontada com declarações do primeiro-ministro, segundo as quais a história do falhado acordo escrito do PS com o BE está mal contada.
Catarina Martins afastou a possibilidade de o seu partido se assumir a favor da proposta orçamental do Governo em votação final global, alegando que o Orçamento do Estado para 2020 "não é capaz de responder aos problemas de hoje".
O dirigente da SOS Racismo comunicou que se desvinculou do BE e fala em "profunda divergência", originada pelos incidentes no Bairro da Jamaica em janeiro deste ano.
Coordenadora do Bloco de Esquerda considera que Rui Rio, líder do PSD, tem traços de autoritarismo e "desprezo pelo debate democrático".
Partido já é comparado a PS e PSD porque membro da oposição interna não será o número 1 por Santarém.
"O Bloco de Esquerda reserva à decisão da justiça o tempo próprio de a tomar", afirmou coordenadora do partido.
No discurso, Catarina Martins destacou a número três na lista pelo círculo de Lisboa, "mulher negra e fundadora da Associação de Afrodescendentes".
Programa do Bloco de Esquerda para as europeias de 26 de maio foi aprovado este sábado pela Mesa Nacional do partido.
Para a líder bloquista, esta moção de censura do CDS "tem mais a ver com o lançamento da campanha eleitoral à direita".
O Bloco de Esquerda aprovou a revogação de dois artigos em que se estipulava a limitação do exercício de um conjunto de cargos a dois mandatos consecutivos.
De acordo com Catarina Martins, foi já estimado em cerca de seis mil o número de profissionais em falta no SNS. No entanto, o Governo anunciou a intenção de contratar apenas dois mil.
Catarina Martins defendeu este domingo a urgência de preparar o país para a saída do euro, rejeitando que Portugal fique "no pelotão da frente" de uma Europa que "caminha para o abismo"