
Anúncios pagos de Isaltino Morais na Meta violam a lei
Não sendo os anúncios de "natureza política", estes violam a "proibição de publicidade política paga em campanha", refere um relatório.
Não sendo os anúncios de "natureza política", estes violam a "proibição de publicidade política paga em campanha", refere um relatório.
Análise feita pelo Medialab refere que no Facebook os candidatos referiram-se diretamente ao tema 21 vezes e os partidos abordaram a questão por 28 vezes. O Facebook e o X foram as redes mais usadas (16 e 17 publicações, respetivamente), mas o Instagram foi aquela que proporcionou mais visibilidade.
Comentam política e economia nos canais informativos e recebem mensagens sexistas e ameaças de violação. Cinco especialistas contam à SÁBADO como lidam com os ataques discriminatórios.
No anúncio é usado um vídeo de campanha de André Ventura ao qual se junta uma voz criada por IA, que não se distingue da real, no qual o líder do Chega convida ao investimento numa plataforma de uma empresa onde se pode ganhar dinheiro facilmente.
MediaLab aponta porém que nenhum destes casos é, porém, um exemplo típico de desinformação.
Chamou “ministra de plasticina” a Temido, zurziu com emoção sobre “a mentira” como “pandemia” do Governo PS. Contradisse-se às vezes em 24h. Falou muito de luta política e pouco de política pública. Não é por Sebastião Bugalho comentador que saberemos o que pensa Sebastião Bugalho político.
O cenário de menor representatividade das mulheres no parlamento preocupa-me e revela o sinuoso caminho a percorrer na promoção da paridade entre homens e mulheres na vida pública.
Investigador Gustavo Cardoso, do MediaLab, diz que assim, se instalou um ambiente que facilitou a desinformação.
Questionar eleições "através de rumores e conteúdos desinformativos" é um dos elementos que mais preocupam os investigadores "em relação ao impacto da desinformação na democracia".
A conclusão é de um estudo do MediaLab do ISCTE, que analisou a RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP3, SIC Notícias, CNN Portugal e CMTV.
As democracias europeias estão sob ataque externo. E nem o paroquial cantinho português está seguro.
A profusão do comentário enquanto formato jornalístico revolucionou a informação e transformou-se numa componente estruturante das emissões televisivas.
"Antes de jornalistas e 'fact-checkers' ocuparem o espaço da contranarrativa, a presença de cidadãos com voz no espaço público do Twitter foi instrumental" para gerar um "ambiente propício à criação de vozes críticas e a uma dúvida metódica".
Com a fronda das esquerdas, em 2015, e a liderança vegetariana de Rio, a partir de 2018, uma parte do CDS carnívoro começou a afiar os dentes. A escolha de Francisco Rodrigues dos Santos é, em sentido estrito, um mecanismo de sobrevivência
Em causa está o registo de sites como o "Bombeiros24" e o "Notícias Viriato", monitorizados pelo ISCTE.