
Quem foi a ativista política interpretada por Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”?
Eunice Paiva tornou-se num símbolo da luta contra a ditadura militar brasileira nos anos 70 após o desaparecimento do seu marido, Rubens Paiva.
Eunice Paiva tornou-se num símbolo da luta contra a ditadura militar brasileira nos anos 70 após o desaparecimento do seu marido, Rubens Paiva.
Fundou das melhores bibliotecas europeias, construiu um aqueduto e o maior monumento nacional: Palácio de Mafra. Mandava em tudo, mas apostou em secretários de estado competentes.
Bebia chocolate, usava casacos bordados a ouro e tinha representantes em todas as cortes para estar a par da moda. Durante o seu longo reinado o estado recebeu 57 toneladas de ouro.
Mulheres casadas, ciganas, freiras, atrizes – o Rei viveu várias paixões. A mais famosa foi com uma freira de Odivelas, Madre Paula. No fim da vida terá recorrido a afrodisíacos.
D. João V recebeu uma das maiores remessas de ouro, criou o maior palácio em Portugal, vestia de forma luxuosa e era conhecido pelos seus excessos. Colecionava amantes, até freiras, ao mesmo tempo que assistia aos autos de fé da Inquisição. Os historiadores defendem que contribuiu para o desenvolvimento do País.
Construíam-se pavilhões, pontes e enormes arcos triunfais para festas que podiam ter três dias seguidos de fogo de artifício. Havia enxovais que valiam mais do que um palácio, joias com 4 mil pedras preciosas e banquetes preparados por 200 pessoas – servidos em mesas com toalhas de ouro.
Primeira mostra do projeto MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo está no Palácio Anjos, como obras de Polly Noir, Louise Bourgeois, Sara Maia e muitos outros.
O processo BES/GES conta com 30 arguidos (23 pessoas e sete empresas), num total de 361 crimes.
"Vai dar tudo à mesma e ficar igual como está", lamentou um grupo de manifestantes no Campus de Justiça, em Lisboa.
O arranque das audições está marcado para as 14 horas, com a presença de quatro testemunhas.
A Narrativa, projeto de Mário Cruz que começou por ser uma masterclass sobre fotografia documental, saiu do papel e tem agora uma casa na Avenida de Roma. Abre portas esta segunda-feira, 25 de abril.
A instrução do processo BES/GES tem agora como próxima data agendada o dia 26 de abril, às 14:00.
O juiz Ivo Rosa alegou motivos de saúde para não arrancar com a instrução do caso, cujo arguido principal é Ricardo Salgado. Próxima sessão será a 29 de março.
No seu despacho, o juiz Ivo Rosa salienta que um dos princípios que regem as normas processuais é o da "economia processual", mas também deve o juiz, "dentro dos seus poderes de direção do processo, [...] providenciar pelo seu andamento célere e evitar a prática de atos inúteis ou com efeitos meramente dilatórios".
Dois gastrónomos portugueses discordam, com diferentes graus de veemência, da receita de caldo verde perfeito que o jornal britânico The Guardian publicou recentemente.
Filha de um oficial da Marinha, privou na adolescência com as famílias aristocratas exiladas em Portugal. Após o divórcio, chegou a vender pullovers aos amigos para pagar as contas. Foi cortejada por nobres e milionários, parou o País por causa de uma cirurgia estética e continua a ir às festas internacionais mais exclusivas. Agora, aos 76 anos, Lili Caneças mantém-se relevante graças aos contactos e às redes sociais.