O INEM, sim, é uma emergência
Este não é um caso novo. Há precisamente um ano, Luís Meira demitia-se da presidência do INEM depois de sucessivas insistências para resolver o concurso de contratação dos novos helicópteros.
Este não é um caso novo. Há precisamente um ano, Luís Meira demitia-se da presidência do INEM depois de sucessivas insistências para resolver o concurso de contratação dos novos helicópteros.
Luis Meira entende ainda que esta decisão vem confirmar que o anterior conselho de administração foi forçado a "tomar uma decisão muito difícil e teve a coragem que faltou à senhora ministra da Saúde".
O INEM e o Ministério da Saúde entraram em choque devido a este tema no final de junho, o que levou à demissão de Luís Meira da presidência do INEM.
"Houve uma falha gritante, eu diria negligente, daquilo que é o dever de superintendência sobre o instituto público", afirmou Luís Meira.
Ministra da Saúde não garantiu proteção jurídica em caso de chumbo do Tribunal de Contas, nem "investimento substancial", nem explicações sobre a demissão de Luís Meira.
O requerimento para a audição do presidente demissionário do INEM, Luís Meira, tinha sido apresentado pelo PS, que pedira também para ouvir a ministra da Saúde para esclarecer "posições contraditórias e conflituantes" sobre a compra de helicópteros de emergência médica.
O responsável fica a substituir Luís Meira, que na segunda-feira apresentou a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, na sequência da polémica com a renovação do contrato para os helicópteros de assistência médica.
Luís Meira apresentou, na segunda-feira, a demissão à ministra da Saúde. Em causa estava a não abertura por parte do INEM de concurso público à aquisição de quatro helicópteros de emergência médica.
Ministério da Saúde reuniu com Luís Meira com vista à demissão, sem sucesso. Liderança do INEM também é contestada pelo sindicato: "Não temos técnicos nem para cumprir os serviços mínimos" em caso de greve, lamenta Rui Lázaro.
Luís Meira recebeu esta segunda-feira a tripulação do helicóptero que vai substituir o aparelho que se despenhou.
Luís Meira reconheceu que uma boa comunicação é fundamental para responder a uma situação de catástrofe.
Luís Meira é o novo presidente do Conselho Directivo do INEM. A nomeação foi divulgada hoje e é válida por cinco anos "renovável por igual período". Meira é licenciado em Medicina e está no INEM desde 1997 e já ocupava a liderança do INEM desde Outubro.