
Reportagem no templo da imigração controlada: 29 detenções em centros da AIMA
O centro da AIMA no templo hindu de Lisboa tem atendido diariamente mais de mil imigrantes. Com controlo apertado, já houve 29 detenções dentro dos centros.
O centro da AIMA no templo hindu de Lisboa tem atendido diariamente mais de mil imigrantes. Com controlo apertado, já houve 29 detenções dentro dos centros.
AIMA perdeu muitos elementos para a Polícia Judiciária e para o Instituto de Registos e Notariado e herdou 350 mil processos de regularização - que entretanto subiram para 400 mil.
Dezenas de dirigentes e militantes socialistas ainda lideram setores-chave da Administração Pública. Quando exonera, Governo gere calendário das comissões de serviço para não pagar indemnizações.
No comunicado divulgado, o governo refere que aprovou um decreto-lei que atribui à AIMA "uma missão de atração proativa de imigrantes", " assumindo e valorizando o Observatório das Migrações como órgão" daquela agências governamental.
Em maio, a AIMA enviou 223 mil e-mails para pedir a liquidação antecipada dos agendamentos para processos de regularização referente a este recurso e foram pagos 110 mil.
O Plano de Ação para as Migrações, agora anunciado pelo governo PSD/CDS, manteve o instituto público, retirou-lhe competências nas ordens de retorno de imigrantes e atribuiu-lhes novas na renovação de documentos.
Estão pendentes 300 mil processos. AIMA irá assumir a "prestação de um pagamento" aos advogados, explicou a bastonária Fernanda de Almeida Pinheiro.
Registaram-se alguns percalços nas operações depois da extinção do SEF, mas a avaliação geral é de que "correram bem" os dois primeiros dias da nova agência de apoio à migração.
A linha foi criada no dia 01 de abril de 2020, tendo em conta a prioridade atribuída à saúde mental na pandemia, e desde então recebeu 112 mil chamadas, das quais 8.000 de profissionais de saúde.
A funcionalidade está acessível a partir do Portal da Covid-19 e permite que os utentes com mais de 65 anos possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados.
As pessoas com mais de 65 anos já podem escolher a data e o local para serem vacinados através do Portal do Auto-agendamento para Vacinação contra a covid-19.
Das mais de 75 mil pessoas que recorreram à linha, quase seis mil eram profissionais de saúde. Sistema foi criado a 1 de abril de 2020, um mês depois do início da pandemia de covid-19 em Portugal.
Linha já emitiu mais de 86 mil requisições para a realização de testes e cerca de 950 mil declarações provisórias de isolamento desde o início da pandemia.
Simulador online já está a funcionar desde domingo, mas denota "algumas dificuldades" no tratamento dos dados.
Sem esconder que a vinda para o SNS24 foi uma escolha puramente "pessoal" e movida pelo desejo de uma "nova aventura", Catarina Rebelo reconhece já o cansaço nos colegas depois de um mês de novembro "assustador".
Medida faz parte de uma medida tomada no Conselho de Ministros do fim de semana e pretende acelerar processo de recuperação e evitar situações de risco.