Ana Paula Tavares é primeira mulher angolana a vencer o Prémio Camões
Escritora tem 72 anos e é defensora dos direitos das mulheres.
Escritora tem 72 anos e é defensora dos direitos das mulheres.
Partiram em colunas de mil carros, com bebés e crianças, atravessando a guerra e a natureza hostil. Saíram de traineira para a Namíbia e para Portugal. Penaram durante meses em campos de refugiados. Meio século depois contam o que viveram como se tivesse sido ontem.
Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.
Em Angola, ocorrem muitos acidentes durante a circuncisão masculina. Operações que falham são realizadas fora de unidades sanitárias e sem a segurança necessária.
Além deste aparelho serão também enviados equipamentos acessórios de testagem, como reagentes, e Equipamentos de Proteção Individual.
Durante ano e meio, Ruben Alonso Elorza percorreu 17 países. A pandemia de covid-19 acabou com a aventura do viajante, que vive há mais de dois meses numa praia.
Tenente-general reformado das Forças Armadas Angolanas foi detido e, após interrogatório, ficou sujeito a termo de identidade e residência, a proibição de saída do país e a apresentação periódica às autoridades.
Rui Rangel terá usado a sua posição na magistratura para obter vantagens pessoais indevidas de um conjunto de pessoas, entre as quais Luís Filipe Vieira. Recorde a investigação da SÁBADO ao caso.
Criaram empresas, hospitais e universidades. Revolucionaram os costumes e as artes. As histórias de sucesso de quem regressou de África.
Arranque da ligação está dependente da certificação do aeroporto da Catumbela e de um estudo de viabilidade económica, adiantou o ministro dos Transportes de Angola
Marcelo Rebelo de Sousa está em Angola, numa visita oficial.. O Presidente português demorou mais de duas horas a percorrendo 11 quilómetros em Lubango para saudar as pessoas.
Visita de Estado de quatro dias a Angola começa oficialmente na quarta-feira e estende-se às províncias de Benguela e Huíla.
Chefe de Estado português quer fazer as pazes em definitivo com país de João Lourenço.
Muitos angolanos consideram que a visita do Presidente português a Angola vai "galvanizar as relações e fortalecer a cooperação económica".
"A presença de Marcelo Rebelo de Sousa entre nós está a gerar uma expectativa inusitada para situações semelhantes, porque ela representa o selar da reaproximação política entre as autoridades dos dois países", refere o diretor do Jornal de Angola.
Délcio dos Reis Cardoso, de 64 anos, residia na província de Benguela.