A explosão do pilates
Os estúdios e o número de alunos de todas as idades não para de aumentar. Os exercícios "vertebra por vértebra" para melhorar a flexibilidade estão na moda
Os estúdios e o número de alunos de todas as idades não para de aumentar. Os exercícios "vertebra por vértebra" para melhorar a flexibilidade estão na moda
Cerca de 80% das pessoas vão ter dores de costas ao longo da vida. A ciência está a evoluir no sentido de fazer mais com menos estrago: há inúmeros procedimentos feitos só com agulhas e o paciente acordado, e cirurgias com sistema GPS ou óculos de realidade aumentada.
Mais de um terço da população sofre desta condição e a pandemia agravou o problema. Até há pouco tempo, só havia três coisas para oferecer aos doentes: fisioterapia, medicação e cirurgia. Agora já existem técnicas para controlar a dor. Mas o melhor caminho mesmo é prevenir. Saiba como.
Dificuldades afetam pessoas de qualquer idade ou ocupação. Cirurgia promete tirar a dor.
As dores de costas são agravadas com o frio e já se tornaram a primeira causa de absentismo em Portugal. Para as combater há métodos inovadores como injeções de ozono, tratamentos com enzimas e cirurgias 3D. Mas o melhor mesmo é deixar o tabaco, ter atenção ao uso do telemóvel e aprender a lidar com o problema.
Os amigos tratam-no por Zambas, é apaixonado pelo Benfica e obcecado por arrumações.
Esta é uma greve para "fazer ver ao ministério e ao Governo que os enfermeiros não estão satisfeitos", diz dirigente sindical.
Informação está a ser avançada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
A associação garante que os cuidados estão a ser prestados por profissionais não habilitados e defende a necessidade de uma ordem profissional para combater os abusos.
Tratamento relaxa e tonifica ao mesmo tempo que diminui o risco de doenças como problemas reumáticos, hérnias discais ou fibromialgias.
Correr dá saúde e faz crescer. Mas, desgraçadamente, também pode provocar uma entorse, uma luxação, quiçá um pé partido. Já há seguros específicos para corredores de fim de tarde. Vale a pena ter um?
Nem sempre é necessário subscrever um seguro de viagem. Se tem cartão de crédito ou seguro automóvel, provavelmente já estará protegido. Se não tem, siga os conselhos da Deco Proteste e poupe até 147 euros.
Três em cada dez portugueses sofrem de dor crónica e a ausência de tratamento pode custar cerca de três mil milhões de euros por ano, segundo estimativas da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED).
Mais de 30 por cento da população adulta portuguesa sofre de dor crónica, que é já considerada uma "epidemia silenciosa" que acarreta "custos brutais".