Sábado – Pense por si

Carlos Torres

Benfica-Sporting: as histórias e os protagonistas das oito finais da Taça de Portugal

Com o jogo deste domingo, será a nona vez que águias e leões se defrontam na partida decisiva da prova-rainha, com os encarnados em vantagem: ganharam seis. Fomos à procura de curiosidades e figuras destes jogos, desde o primeiro frente a frente, com um hat-trick de Rogério Pipi, o jogador com mais golos nas finais, até ao bis de João Vieira Pinto, no tristemente célebre dia em que um adepto foi morto por um very light.

Carlos Torres

Já houve 30 campeões na última jornada – e só um volte-face

O Sporting tem a história e a estatística a seu favor, mas o Benfica é o único que sabe o que é ultrapassar o líder e festejar mesmo no fim. Se leões e águias terminarem com os mesmos pontos, será a sétima vez que os dois primeiros acabam empatados, apurando-se assim o campeão pela vantagem no confronto direto.

Carlos Torres

Benfica: Roger Schmidt pode ser o 16º treinador estrangeiro campeão

Os últimos seis títulos do Benfica tiveram dedo português, com destaque para Jorge Jesus e Rui Vitória. Se Roger Schmidt festejar hoje, sucede ao italiano Trapattoni, que tinha sido o último estrangeiro a ganhar, em 2004, já lá vão 19 anos. Mas os encarnados têm uma grande tradição de treinadores estrangeiros campeões. Afinal, o primeiro técnico português a triunfar em exclusivo só o seria em 1976. Descubra quem foi.

Carlos Torres

Os 21 episódios mais insólitos entre Benfica e Sporting

Em 1962, o Sporting ganhou ao Benfica e tornou-se campeão. Enquanto abriam garrafas de champanhe no balneário, os leões receberam a visita de três benfiquistas, Eusébio, José Augusto e Cavém, que lhes foram dar os parabéns. Como seria se hoje Pizzi, Rafa ou Jorge Jesus fizessem isso? O que era desportivismo há 60 anos, agora deveria originar um motim.

7
Dito
Pedro Ponte

Dito: "Recebi ameaças de morte... era porque gostavam de mim"

O antigo jogador de Sp. Braga, Benfica e FC Porto faleceu esta quinta-feira, vítima de ataque cardíaco, aos 58 anos. Era atualmente diretor no Gil Vicente, o clube da sua terra. Recorde a entrevista dada à SÁBADO no passado mês de julho.

Estoril - Benfica
Rui Miguel Tovar

Benfica. A pesada herança do Borussia

Cinco jogos em Dortmund, cinco derrotas portuguesas; só o Boavista consegue marcar, por Rui Bento em 1999 e Alexandre Goulart em 2001

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30