
Pelo menos 15 funcionários assistidos por intoxicação alimentar em jardins de infância em Oeiras
Segundo a PSP, num dos espaços, o Jardim de Infância O Pingolé em Porto Salvo, Oeiras, registou 10 casos em funcionários.
Segundo a PSP, num dos espaços, o Jardim de Infância O Pingolé em Porto Salvo, Oeiras, registou 10 casos em funcionários.
Após mais do que duplicar entre 1973 e 1975, passando de 340 para 706, o número de jardins de infância não só estagnou como regrediu ligeiramente: em 1976, era de 679. No entanto, em 1978, após a primeira governação de Mário Soares, alcançava quase um milhar.
Sem alterações, as crianças com três anos que ficarem sem vaga nos jardins-de-infância públicos terão de pagar pelo setor privado ou voltar para casa. Associação pede urgência ao Governo.
Protesto desta quinta-feira tem por base o não pagamento por parte das Santas Casas das diuturnidades e da remuneração extra por trabalho em dia feriado.
O alerta partiu da Associação Ukrainin Refugees: "No caso das crianças e adolescentes do ensino básico e secundário está tudo a correr bem, mas com os mais pequenos está a ser bastante complicado".
As dez novas salas abrirão nos agrupamentos D. Dinis, Francisco Arruda, Gil Vicente, Piscinas Olivais, Nuno Gonçalves, Passos Manuel, Rainha D. Leonor e Restelo.
O maior no país registou-se num matadouro e fábrica de carne, em Gütersloh, onde sete mil pessoas estão em quarentena e escolas e jardins-de-infância foram novamente encerrados. Mais de 1.300 trabalhadores testaram positivo.
Nove escolas e jardins de infância foram também encerrados nas redondezas do mercado de Xifandi.
Um destes casos verificou-se num agrupamento de escolas, que o sindicato não identifica, que duplicou o período de permanência das crianças na escola, com acompanhamento feito por educadoras de infância diferentes, entre o período da manhã e o período da tarde.
As crianças em idade pré-escolar regressam hoje aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses.
A reabertura dos jardins de infância acontece na mesma data em que se assinala o Dia da Criança. Apesar das novas regras e receios dos pais, instituições dizem estar preparadas.
Depois de cerca de dois meses e meio de portas encerradas, na próxima segunda-feira, a 1 de junho, as crianças do pré-escolar regressam às escolas seguindo orientações da DGS.
A Federação Nacional dos Professores fiz que as "condições estão longe das necessárias" para a reabertura de escolas, creches e jardins de infância, que estiveram fechados devido à pandemia da covid-19.
Os alunos do 11.º e 12.º anos terão de usar máscaras quando regressarem às escolas, a 18 de maio, mas crianças nas creches e jardins-de-infância não.
A Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular desenhou um plano de contingência com 28 orientações para as creches e jardins-de-infância poderem voltar a receber os bebés e crianças.
As regras de distanciamento social "são impossíveis de cumprir em sala por crianças desta faixa etária". É "prematuro definir um prazo seguro".