10000 Russomaníacos
A janela da oportunidade estratégica para Putin declarar o final da "operação militar especial" encerra-se rapidamente.
A janela da oportunidade estratégica para Putin declarar o final da "operação militar especial" encerra-se rapidamente.
Presidente ucraniano garante que militares russos estão a “fugir em várias direções" mas diz que "exército necessita de fornecimento de vários tipos de armas".
Embora mais reservadas do que até fevereiro, as minhas fontes estavam certas: Putin rema sempre ao contrário das análises do Ocidente, e não por acidente. Eis o seu novo mundo
No início de março tropas russas bombardearam Yakovlivka, uma pequena vila agrícola no nordeste da Ucrânia,. Apesar da destruição, os habitantes não abandonaram a vila e continuam a tentar trabalhar nos campos de cereais mas com muitas incertezas sobre o futuro.
Nas últimas 24 horas, os militares ucranianos repeliram quatro ataques inimigos nas regiões de Donetsk e Lugansk, destruíram cinco tanques, oito unidades blindadas, seis veículos e oito sistemas de artilharia. Fortes explosões afetaram várias cidades durante a madrugada.
Enquanto a Rússia concentra os seus esforços a leste, Kiev reivindica a região de Sumy. Von der Leyen e Borrell vão a caminho de Kiev em representação da União Europeia.
O presidente ucraniano avisou o país que são esperadas batalhas, e que a situação no sul e no Donbass se mantém extremamente difícil.
A já devastada cidade de Mariupol e outras duas cidades estão a ser mais atacadas pelos russos. Reino Unido vai enviar mais armamento letal.
Quase 100 mil ucranianos foram retirados das cidades em guerra nos últimos dias através de corredores humanitários. Presidente ucraniano volta a pedir uma saída da cidade de Mariupol, Rússia só admite rotas para refugiados ucranianos que tenham como destino final território russo.
Três diferentes rotas funcionaram esta quarta-feira. Para hoje está prevista a abertura de sete diferentes corredores humanitários, incluindo em Mariupol, onde o cessar-fogo foi violado com um bombardeamento numa maternidade.
Ainda não foi possível apurar o número de vítimas e feridos deste ataque russo. Há relatos de crianças presas entre os escombros da maternidade.
Vídeo partilhado nas redes sociais pelo vice-presidente da cidade mostram a destruição de um hospital na cidade do leste ucraniano.