
Miguel Macedo (1959-2025)
Advogado, dirigente académico, vereador, deputado, militante do PSD, secretário de Estado e ministro, morreu a 13 de março, vítima de ataque cardíaco, em Braga, a sua cidade natal.
Advogado, dirigente académico, vereador, deputado, militante do PSD, secretário de Estado e ministro, morreu a 13 de março, vítima de ataque cardíaco, em Braga, a sua cidade natal.
Deputado não inscrito é suspeito de oito crimes de furto qualificado.
Levantamento de imunidade vai ser votado na quarta-feira.
Deputado que se desvinculou do Chega foi constituído arguido por furto qualificado de malas no aeroporto de Lisboa.
O ex-deputado do Chega, agora não-inscrito, já soma duas faltas injustificadas, de acordo com dados da Assembleia da República. Se continuar, pode perder mandato.
O deputado eleito pelo Chega Miguel Arruda, constituído arguido por suspeita de furto de malas no aeroporto de Lisboa, enviou um pedido inútil à Comissão da Transparência a solicitar o levantamento da sua imunidade parlamentar.
O Chega anunciou que tinha sido o próprio partido a denunciar a existência de malas no gabinete, mas recusa que PSP tenha realizado buscas. Assembleia e PGR falam de "colaboração no sentido da efetivação de apreensão de malas e objetos".
"Qualquer pessoa com um pingo de vergonha na cara preferiria sair para evitar esta situação", aponta o ex-Presidente da Assembleia da República Santos Silva. João Paulo Batalha aponta que no Reino Unido, há ferramentas que deviam existir em Portugal. Marques Mendes também defendeu que Arruda devia sair.
Deputado do Chega terá confessado furto de malas de outros passageiros nos aeroportos de Lisboa e Açores. À SÁBADO, o advogado garantiu que se tratava de "uma confusão" por parte das autoridades.
O advogado Pedro Proença reforça que "qualquer posição que permita a Miguel Arruda continuar em exercício de funções" é um "grave atentado à credibilidade da classe política".
"Vamos exigir as mesmas regras que exigimos para os outros, independentemente de ser ou não um deputado do Chega", afirmou André Ventura.
Miguel Arruda terá furtado várias malas dos tapetes de bagagens das chegadas dos aeroportos de Lisboa e de Ponta Delgada enquanto viajava no início e no final da semana de trabalhos parlamentares.
A Procuradoria-Geral da República recebeu uma queixa anónima onde André Ventura é acusado de violar o estatuto dos deputados e de vandalizar o Palácio de São Bento.
Foi aprovado um requerimento do PSD, partido de Miguel Albuquerque, para que a moção de censura fosse discutida após a votação do Orçamento Regional.
Mais de 124 mil cidadãos assinaram uma queixa-crime contra André Ventura, Pedro Pinto e Ricardo Reis, do Chega, por declarações sobre a morte de Odair Moniz.
Luís Newton, Carlos Eduardo Reis e Margarida Saavedra serão ouvidos na qualidade de arguidos.