
A SÁBADO é todos os dias: Onda de calor matou 2.300 pessoas na Europa
Newsletter de sexta-feira
Newsletter de sexta-feira
Novo estudo do Imperial College de Londres analisou as consequências das temperaturas extremas no final de junho. Cerca de 88% das vítimas mortais têm mais de 65 anos. Só em Lisboa morreram 92.
Tim Vieira vai gastar meio milhão do seu bolso na candidatura a presidente da república. É de centro-direita, quer cortar impostos, emagrecer o Estado e revolucionar a Educação. Quer os melhores em Belém e isso inclui CR7.
A segunda maior cidade de Espanha atingiu na terça-feira os 40ºC. O último recorde havia sido estabelecido há 42 anos, quando o país registou os 39,8ºC.
Foram seguidos vários voluntários expostos ao vírus e divididos por grupos diferentes. Quem desenvolveu doença grave e leve teve resposta imunitária parecida: gene destacou-se nos que não sofreram doença.
A tecnologia está a mudar a forma como são prestados os cuidados de saúde. Permite fazer diagnósticos em frações de segundos e prevenir AVC, oferecer tratamentos mais personalizados e antecipar crises de doenças como a diabetes ou a esclerose múltipla, operar um tumor com visão de Super-Homem e até devolver a voz a quem deixou de comunicar.
Após lhe confirmaram o erro médico, Megan Royle ganhou um acordo extrajudicial com os dois hospitais envolvidos no incidente.
As ondas de calor "já não são acontecimentos excecionais" concluiu também o estudo.
Portugal, Espanha, Marrocos e Argélia foram os países mais afetados. Máximas variaram entre 36,9 e 41°C no conjunto dos quatro países.
Cientistas testaram substância psicoativa do famoso chá sul-americano e perceberam que "a dimetiltriptamina quebra as redes básicas do cérebro, fazendo com que elas se tornem menos distintas umas das outras". Além de tornar "a atividade cerebral mais entrópica e rica em informações".
Estudo científico demonstra que 1 em cada 100 adultos morre devido a uma doença respiratória. Se forem avaliados apenas adultos que sofreram de uma doença pulmonar na primeira infância, o risco de morte precoce aumenta para 1 em cada 50.
Físico critica os ministros do Ambiente e partidos como PAN, Verdes e organizações que não se baseiam na ciência. Defende que a energia nuclear é mais segura e limpa e que temos de derrubar os preconceitos.
A investigadora quer combater a falta de visibilidade e os preconceitos de género e raciais na ciência. Já escreveu mais de 1.750 perfis.
Estudo detalha que caso os países mais desenvolvidos tivessem tido um maior acesso à vacinação, teriam sido preservadas mais vidas.
O estudo indica que a psilocibina, naturalmente presente nos cogumelos mágicos, torna os cérebros de pacientes com depressão severa mais "flexíveis e fluidos".
Foram registados 25 casos no Chipre de uma alegada recombinação de variantes Delta e Ómicron, gerando preocupações sobre uma nova variante com o risco de mortalidade da primeira e a transmissibilidade da segunda. Especialistas descartam hipótese e apostam em "infeção simultânea" ou "erro de contaminação".