Sábado – Pense por si

Raquel Varela
SÁBADO

Erros no currículo afastam Raquel Varela de concurso da FCT

Historiadora terá perdido apoio do Instituto de História Contemporânea, que confirma a duplicação de entradas de cinco livros e sete artigos no seu currículo público. Raquel Varela diz que "não há qualquer erro" e que não é investigadora do IHC.

Filipa Vaz Teixeira

Museu do Holocausto: lembrar é não perpetuar o mal

Lê-se, fala-se, ouve-se muita coisa sobre o assunto. Mas muito nunca é demais quando se trata de recordar um dos episódios mais negros da história contemporânea. O Holocausto faz parte do passado, mas não é por isso que deve deixar de ser uma preocupação do presente e do futuro, como bem nos lembra o Museu hoje inaugurado no Porto.

Bastidores: Massacres em África

Nesta edição, levantamos um pouco o véu sobre a resposta brutal dos colonos portugueses aos ataques de 15 de março de 1961, em Angola, e contamos a história de alguns dos protagonistas de um período terrível da nossa História contemporânea

SÁBADO

Os 60 anos da Guerra Colonial

Jornalistas, ensaístas e historiadores vão passar pelas páginas e pelo site da SÁBADO, revelando novos factos sobre um marco na História contemporânea de Portugal.

Porque está Guam na mira da Coreia do Norte?

A pequena ilha no meio do Pacífico, que nas últimas horas virou potencial alvo de Pyongyang, não só está ao alcance dos mísseis desenvolvidos pela Coreia do Norte como tem associado um lado simbólico. Faz amanhã 73 anos que os EUA recuperaram o território.

Notas da semana de Marques Mendes

As notas da análise semanal que Marques Mendes faz na SIC, onde diz que a Comissão Europeia vai anunciar a  saída de Portugal do procedimento por défices excessivos (PDE).

O moralista

Arcanjos e belzebus

Mesmo os que consideram Passos Coelho e a sua comandita um dos mais reles partidos sociais-democratas da história contemporânea não serão capazes de negar a pobreza da performance económico-financeira de seis meses de geringonça

Infografia: Uma história de muitos apertos financeiros

Na história contemporânea portuguesa encontram-se várias formas de perda de soberania. As que resultam de processos voluntários e negociados, como a adesão à CEE, e as que advêm da falta de dinheiro para executar uma política económica.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30