Sábado – Pense por si

Ana Taborda

O pintor Moita Macedo, visto pelo filho Paulo

Começou por pintar na sala da sua casa, em Queluz, mas também nos escritórios da Siderurgia Nacional, onde conheceu António Champalimaud. Católico e comunista, dizia poemas de improviso, desenhava obsessivamente, conviveu com Almada Negreiros e Júlio Pomar.

Filipa Vaz Teixeira

Porto comemora centenário de nascimento de Eugénio de Andrade

O poeta, nascido a 19 de janeiro de 1923, será homenageado pelo Museu da Cidade com uma programação versada na sua vida e obra, que inclui uma exposição, um ciclo de leituras, cursos, percursos pedestres e atividades educativas.

4
João Pedro George

Mega Ferreira: Simpatia & União

"Há nas relações entre estes indivíduos – tudo rapazes finos e sérios – assunto para discorrer bastante". Segunda parte do ensaio de João Pedro George sobre algumas ligações na Cultura portuguesa.

3
João Pedro George

"Para limpeza da cidade", por João Pedro George

O que não sabia era que um texto que concilia o rigor factual com a clareza da exposição, cujo sentido está ao alcance de qualquer leitor medianamente inteligente, podia levar à maior das confusões.

Alta-roda 6

Quando chegaram as pirâmides de bombons, imaginei um mundo de devassidão, evoluindo num crescendo de loucura e de danças do ventre. Não queria que o jantar acabasse nunca. Por mim, passava o resto da minha vida no Ritz.

Alta Roda 3

Os meus olhos saltavam de um famoso para o outro, excitados pelo apetite do explorador, pelo vasto movimento de descoberta de quem se precipita noutra galáxia. De repente, ouvi alguém fungando como se tentasse reter um pingo teimoso.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.