
Selminho: Leitura do acórdão marcada para 21 de janeiro
Ministério Público pediu a condenação do presidente da Câmara do Porto a uma pena suspensa e a perda deste mandato. Defesa pede absolvição.
Ministério Público pediu a condenação do presidente da Câmara do Porto a uma pena suspensa e a perda deste mandato. Defesa pede absolvição.
Rui Moreira está a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, no processo Selminho, acusado de prevaricação por favorecer a imobiliária da família (Selminho), da qual era sócio.
Rui Moreira é acusado de prevaricação, por favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em detrimento do município, no litígio judicial que opunha a autarquia à imobiliária, que pretendia construir um edifício de apartamentos num terreno na Calçada da Arrábida.
Rui Moreira está a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, no processo Selminho, onde é acusado de prevaricação, por favorecer a imobiliária da família (Selminho), da qual era sócio, em detrimento do município.
Pedro Neves de Sousa acrescentou que "nunca recebeu instruções" de Rui Moreira, e que só soube da relação familiar do autarca com a Selminho meses depois da audiência prévia no TAF do Porto.
O presidente da Câmara do Porto é acusado de prevaricação, por favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, e que pretendia construir um edifício de apartamentos num terreno na calçada da Arrábida.
O presidente da Câmara do Porto é acusado de prevaricação, por favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em detrimento do município.
A acusação é dura para o autarca, que deixou transparecer a pressão. Os erros, a defesa e a tática de um candidato à Câmara do Porto, que não assumiu ainda a recandidatura mas já tem a campanha em marcha.
"A única parte que ganhou com isto foi a Selminho. A Câmara [do Porto] não ganhou nada. O Dr. Rui Moreira atuou em benefício seu e da empresa da sua família", sustentou o procurador.
Partilham o primeiro nome, a formação na Escola Alemã, a área política e até alguns amigos. Mas o que Rui Rio e Rui Moreira têm em comum fica-se por aí.
Pedro Duarte, Alberto Lima e Luís Osório votaram a favor de uma moção apresentada pelo movimento de Rui Moreira para simplificar candidaturas independentes. Líder da bancada social-democrata admite que "poderão estar sujeitos" a um processo disciplinar.
A unidade sindical refere que a reunião com Ana Paula Vitorino apenas serve para tentar um acordo com outro sindicato, o Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística.
Presidente da Câmara do Porto discursou na reunião camarária pública
O protocolo foi oficializado na Câmara do Porto e vai arrancar em breve com reuniões de trabalho. Conta com o apoio do Ministério da Educação.
O acordo entre a Câmara do Porto e a Selminho, imobiliária da família de Rui Moreira, foi negociado por representantes directos do presidente da Câmara do Porto
A concelhia do PSD-Porto reagiu de forma dura à aceitação por parte de Ricardo Valente, vereador independente eleito pelas listas do partido, do convite formulado por Rui Moreira para o pelouro camarário da Economia.