Portugal continental será afetado, até quarta-feira, por uma massa de ar polar que fará descer as temperaturas.
Portugal continental será afetado, até quarta-feira, por uma massa de ar polar que vai fazer descer ligeiramente a temperatura, mas as máximas durante a passagem de ano deverão manter-se, com céu limpo, na generalidade do território, segundo o IPMA.
Estrada da Torre fechada devido à neve e massa de ar polar no IPMAMIGUEL PEREIRA DA SILVA
De acordo com a previsão especial de fim de ano, divulgada este domingo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos últimos dias de 2025, o estado do tempo será influenciado por um anticiclone a sul da Islândia, prevendo-se uma "corrente muito fraca de leste e o transporte de massas de ar polares sobre o território do continente".
Na segunda-feira, a temperatura mínima deverá descer entre 2° C e 4° C, prevendo-se uma pequena descida gradual mais localizada até dia 01 nas regiões Norte e Centro, onde os valores deverão variar entre -3 e 1° C.
Para o litoral, estão previstas temperaturas mínimas entre 4° C e 7° C.
Apesar da massa de ar polar, os valores da temperatura máxima não deverão sofrer alterações significativas, à exceção das regiões com persistência de nevoeiros e nebulosidade baixa (nordeste transmontano e Beira Alta, até quarta-feira).
No restante território, as máximas deverão variar entre 11° C e 15° C, e podem chegar aos 17° C no Algarve, em particular junto à costa.
"No dia 01, com o aumento gradual de nebulosidade de sul para norte, a partir da tarde, é provável uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do Centro e Sul", acrescenta o IPMA.
No arquipélago da Madeira, onde se prevê a ocorrência de períodos de chuva, em particular na ilha da Madeira, durante a passagem de ano, 2026 começa com chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas, em especial na vertente sul e nas terras altas da ilha da Madeira, com queda ocasional de granizo.
No dia 30, a temperatura deverá subir entre 2° C e 4° C, mas desce ligeiramente nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro.
As mínimas deverão variar entre 8° C e 14° C, com mais calor junto à costa sul (entre 15° C e 17° C) e temperaturas inferiores nas terras altas (entre 4° C e 7° C), enquanto as máximas estarão entre 14° C e 18° C, podendo chegar a 21° C na costa sul da ilha da Madeira, mas sem ultrapassar os 13° C nas terras altas.
Passagem de ano marcada por descida das temperaturas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O poder das palavras é superpoderoso. Porém, as palavras, por si só, não têm o poder de fazer acontecer ou organizar a nossa vida, as nossas escolhas ou o nosso tempo.
É de extrema importância munir as nossas cidades com tecnologia de vídeovigilância para a salvaguarda das pessoas e bens, mas Portugal está a ficar para trás face a outros países europeus.