
Perto de 20 autores lusófonos na Feira do Livro de Madrid
Mia Couto, Alexandra Lucas Coelho, Afonso Reis Cabral e Patrícia Portela são alguns dos autores lusófonos presentes na 84.ª Feira do Livro de Madrid.
Mia Couto, Alexandra Lucas Coelho, Afonso Reis Cabral e Patrícia Portela são alguns dos autores lusófonos presentes na 84.ª Feira do Livro de Madrid.
Aos 34 anos, escreveu dois romances, ambos premiados. O terceiro, sobre as consequências da guerra colonial nas gerações que não a viveram, será publicado em 2025. Antes, preparou um conto para a SÁBADO.
Ao designar-se um inimigo como desmerecedor de qualquer consideração está a dar-se o primeiro passo para estigmatizá-lo a ponto de, mais tarde, justificar-se a sua exclusão ou extermínio.
Há mais de 30 anos que estuda a sexualidade humana e defende que a diversidade é a regra. Acha inconcebível dizer-se que existe uma moda de trans e não binários e critica a ditadura do sexo.
"O Vendedor de Passados", de José Eduardo Agualusa, "Pão de Açúcar", de Afonso Reis Cabral, e "1984", de George Orwell, fazem parte das nossas propostas para ouvir em formato audio-livro.
A propósito da rescrita de autores clássicos, o autor desenterrou um caso nos Estados Unidos que diz exemplificar a atitude "atentatória da liberdade" na cultura literária. Em resposta às críticas por ficcionar uma personagem trans, diz: "Eu não retrato comunidades".
"Não são donos de um movimento, nem proprietários de um movimento", referiu Rui Moreira.
"Se hoje um individuo LGBT for agredido tem uma lei que o protege, tem a obrigação policial para o ouvir e encaminhar no sentido certo, coisa que quando eu tinha 16 anos não acontecia", frisa ativista.
No discurso de agradecimento pelo Prémio Saramago, Reis Cabral disse mesmo sentir "uma alegria de criança", por ser distinguido com o prémio.
Livro Pão de Açúcar foi editado no ano passado, e aborda um caso verídico que aconteceu no Porto, o assassinato da transexual Gisberta, em 2006, depois de sucessivos atos de violência e na sequência de um ataque, perpetrado por jovens entre os 12 e os 16 anos, à guarda da instituição católica Oficina de São José.
Exposições de Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey inauguradas em simultâneo em Guimarães
"Espiritual", editado a 30 de novembro, é um disco com 15 canções, nas quais o cantor exorciza angústias sobre vários assuntos.
Transexual morreu após ter sido agredida, violada e deixada no fundo de um poço.
Oito associações foram ouvidas esta terça-feira na subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação sobre as propostas do Governo, BE e PAN.
Estas são as notícias em destaque na imprensa desta segunda-feira, dia 22 de Fevereiro de 2016