
EUA aprovam tratamento preventivo para combater o VIH
Denominado Yeztugo, o tratamento consiste em duas injeções anuais.
Denominado Yeztugo, o tratamento consiste em duas injeções anuais.
Será provavelmente o Governo mais abonado de sempre, com oito ministros com património acima de um milhão de euros. Heranças e carreiras feitas no setor privado explicam riqueza. Mais rica é a ministra do Trabalho. O mais pobre, o ministro das Infraestruturas. SÁBADO consultou as suas declarações de rendimentos.
Atualmente o medicamento custa cerca de 40 mil euros anualmente. Mas investigadores afirmam que o valor pode descer substancialmente.
Mais de metade dos gastos da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares vem de apoios da indústria farmacêutica. Presidente da associação afasta risco de conflitos de interesses.
Pesam só 9% da sua classe profissional, mas têm influência nas decisões sobre os medicamentos administrados nos hospitais, um mercado valioso. A sua associação está no TOP10 das que mais dinheiro recebe da indústria farmacêutica. Tal como nos médicos, a formação contínua destes profissionais é quase toda paga pelos laboratórios.
As quatro associações mais apoiadas receberam cerca de 5,5 milhões de euros desde 2013. As doações dos laboratórios são para doenças - hepatite C, VIH/SIDA, cancro e diabetes - que geram mais negócio.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) aprovou, desde o início da pandemia, seis medicamentos para tratar a covid-19.
A recente edição de Fome, clássico do Nobel da Literatura Knut Hamsun, em formato de novela gráfica traz à mente outros grandes trabalhos literários em quadrinhos. Relembramos aqui os melhores.
O regresso de Marilynne Robinson e a chegada a Portugal do romance mais traduzido e premiado de Eduardo Halfon são só duas das boas notícias que temos para lhe dar.
Depois de um solavanco no final da segunda temporada, The Handmaid’s Tale soube erguer-se, discretamente, nos episódios seguintes. A quarta temporada acaba de estrear no NOS Play
Há sete semanas que a SÁBADO pede o acordo assinado com a farmacêutica e o estudo da Faculdade de Ciências que o Governo usou para decidir comprar 100 mil frascos desse medicamento
Numa recomendação, peritos da OMS consideram que "não há provas de que o remdesivir tenha qualquer benefício para os doentes".
Grupo de peritos da OMS desaconselhou o medicamento antiviral para tratar a covid-19, por falta de provas de que seja eficaz.
DGS anunciou que iria comprar "mais de 100 mil frascos" do medicamento até março. Especialistas desaconselham o seu uso por falta de provas de que seja eficaz.
"Bolsa Capital Humano" quer reconhecer e dotar os profissionais do Serviço Nacional de Saúde das competências necessárias para liderarem e desenvolverem projetos.
Resolução do Governo português de comprar 100 mil frascos do medicamento para o tratamento da Covid-19 permite gastos este ano até 20 milhões de euros.