
Novas armas contra o cancro do pulmão
Entre as doenças oncológicas, é das mais temidas. No entanto, os tratamentos inovadores e a prevenção primária ainda não estão amplamente disponíveis.
Entre as doenças oncológicas, é das mais temidas. No entanto, os tratamentos inovadores e a prevenção primária ainda não estão amplamente disponíveis.
O médico especialista em Medicina Preventiva e Funcional defende que apenas 10% das doenças são causadas por fatores genéticos pelos que "na maioria dos casos vai ser possível prevenir doenças" e dá algumas dicas para que o consiga fazer.
O Liverpool usa ferramentas de Inteligência Artificial para marcar cantos e o Barcelona para prevenir lesões. Os olheiros podem em breve ser substituídos por máquinas. E até há uma empresa portuguesa que recorre a estes métodos para encher estádios.
A imunodeficiência secundária é a que resulta de doença prolongada, do envelhecimento, da ação de medicamentos imunossupressores ou pode ser causada por um agente, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).
A típica imagem do doente como um homem idoso está desatualizada. A prevalência da doença é equiparada nos dois géneros, mas o sexo feminino enfrenta maiores desafios. Um relatório internacional chama a atenção para a necessidade de haver diferença no tratamento com base no género.
A acompanhar o desenvolvimento do indivíduo, o sistema imunitário vai evoluindo. Com o envelhecimento chegam as alterações estruturais e funcionais e uma maior propensão para o desenvolvimento de doenças que podem conduzir à morte.
Há umas décadas, o mal-amado (pelo sabor) óleo de fígado de bacalhau potenciava a imunidade das crianças, uma vez que é um suplemento riquíssimo em vitaminas A e D.
Empresa terá de ser vendida sob a proteção de um tribunal. Procurador-geral da Califórnia alertou os utilizadores para apagarem a sua informação genética da plataforma. Empresa garante que dados estão seguros.
É o segundo tumor maligno mais frequente nas mulheres portuguesas, com 500 novos casos todos os anos. Mas a vacinação e o rastreio podem levar à eliminação da doença em 15 anos.
Reconstruir cenas de crimes em modelos 3D ou usar um fio de cabelo para identificar o que uma pessoa consumiu há um ano já é possível. Mas resolver um crime em segundos ainda vai levar mais algum tempo, brinca o fundador da Associação Portuguesa de Ciências Forenses.
Ainda se desconhece a origem do coronavírus, que se estima tenha matado cerca de sete milhões de pessoas, cinco anos após a deteção do primeiro caso na cidade chinesa de Wuhan.
Economista de topo, e professor há mais de 25 anos nos EUA, fala sobre a divisão a que assistiu sobre o wokismo, sobre o risco da política económica de Trump - e sobre a sua vida paralela de artista.
Estudo indica que o tecido adiposo retém uma "memória" que pode aumentar a probabilidade de uma pessoa voltar a ganhar peso.
Investigadores analisaram um organismo unicelular descoberto em sedimentos marinhos no Havai em 2017 e presente na Terra há mais de mil milhões de anos.