
IPMA alerta para dezenas de Caravelas Portuguesas em praias nacionais
A Caravela Portuguesa "exige mais cautela", por ser "muito urticante" e "capaz de provocar queimaduras graves" na pele, adianta aquele organismo.
A Caravela Portuguesa "exige mais cautela", por ser "muito urticante" e "capaz de provocar queimaduras graves" na pele, adianta aquele organismo.
Até ao momento já foram registados 120 avistamentos. O IPMA aconselha a população a não tocar nesta espécie que é considerada ligeiramente urticante.
Trata-se da espécie velella velella, ou veleiro, e não é tão perigosa como a caravela portuguesa. Ainda assim, "pode provocar alguma alergia ou irritação, sendo aconselhável evitar o contacto direto com os tentáculos", alerta o IPMA.
Foi decidido levantar a interdição de ida a banhos nas praias de Carcavelos e de São Pedro do Estoril por já não se verificar a presença de medusas.
Aparecimento de uma grande quantidade de salpas levou à interdição de banhos nas zonas concessionadas da praia, onde foi hasteada a bandeira vermelha.
A espécie ainda não foi confirmada. Nas zonas vigiadas fossem içadas as bandeiras vermelhas e desaconselhados os banhos.
Instituto avisa que deve ser evitado qualquer contacto com a espécie, capaz de provocar fortes queimaduras devido aos seus longos tentáculos.
A técnica poderá ajudar doentes que estão à espera de um transplante de coração, mas terá de ser validada em ensaios com animais e humanos.
Em julho, os avistamentos da espécie ocorreram em praias da Lourinhã, Mafra, Sintra e na praia de Carcavelos, bem como em Aljezur e praia de Faro, no Algarve.
Proteção Civil aconselha "máxima precaução" para todos os banhistas que frequentem as praias do concelho.
Os tentáculos da caravela-portuguesa podem chegar até aos 30 metros de comprimento e são urticantes, provocando graves queimaduras.
As previsões meteorológicas apontam para um forte aumento da temperatura até segunda-feira no continente, podendo no domingo ser superior a 30 graus e chegar mesmo a máximos entre os 35 e os 37 graus no Vale do Tejo e Alentejo, informou o IPMA.
Cerca de 90 toneladas de óleo foram retiradas pelas autoridades do interior da China e de Hong Kong.
Vitamina C, D e cálcio, com sabores variados, para mastigar em vez de engolir. Com moderação: podem tornar-se viciantes
O Costa está em queda livre, arranjem uma pá, uma vassoura e uma esfregona para quando bater no chão. Vai ser feio.