Portugal favorável a deixar de importar gás russo e pode fazê-lo já em 2026
Questionada se Portugal estaria preparado para uma eliminação a partir de 2026, a ministra da Energia apontou: "Sim, por nós, não tem problema se for a decisão".
Questionada se Portugal estaria preparado para uma eliminação a partir de 2026, a ministra da Energia apontou: "Sim, por nós, não tem problema se for a decisão".
Portugal é um dos oito Estados-membros da UE que terão de encontrar alternativas às importações de gás russo, dado que o país ainda importa GNL da Rússia, embora em proporções relativamente pequenas.
Serhii K. será extraditado para a Alemanha.
Em comparação, a Rússia exporta diariamente cerca de 50 milhões de metros cúbicos de gás para a Europa através do TurkStream, contra quase 500 milhões de metros cúbicos em 2020.
A convergência entre Pequim e Moscovo, para partilha de esferas de influência, cimenta uma aliança precária em que o parceiro chinês é cada vez mais influente à custa da Rússia.
A posição surge um dia depois de a Comissão Europeia ter proposto que os países da UE deixem de importar gás da Rússia até final de 2027, acabando com novos contratos e compras imediatas ainda este ano, para deixar de ser dependente de Moscovo.
"Vamos continuar a pressionar a Ucrânia para que se dê conta de que tem a obrigação de transportar gás", disse o primeiro-ministro eslovaco no parlamento nacional.
Trump não vai invadir a Gronelândia, a China será mais democrática, vamos ter de dscarbonizar e a classe média será mais forte. O jornalista económico prevê o mundo daqui a 25 anos.
A mais inumana barbárie tem-se difundido por toda a parte. Ao longo deste último ano assistimos ao acelerar desse processo, com uma catadupa de horrores a sucederem-se diariamente.
A energia libertada pelos incêndios em curso atingiu valores extraordinários (entre os 800 e os 1.000 ou mais megawatts), dando-lhes uma intensidade insuscetível de controlo.
Baleias-espiãs, barcos civis, submarinos e interferências de GPS: o perigo de espionagem e interferência russas faz subir os alarmes e remete a Europa para um clima de filme de espiões de outros tempos.
Ataques a «alvos sensíveis» revelam percepções muito diferentes dos riscos de escalada do conflito por parte de ucranianos, aliados ocidentais e russos.
A operação ucraniana em solo russo tem pelo menos 10 causas, ou objetivos, e consequências directas. Sem exagerar nem minimizar, quais são?
A UE criou um “plano de comunicação estratégica” para contrariar a propaganda de Moscovo logo em 2015. Os resultados deixam muito a desejar. Putin ganha no terreno das atoardas e falsificações.
A ação visou denunciar "a escolha premeditada dos partidos de agravarem a crise climática", justifica movimento ambientalista.
Linha ferroviária de alta velocidade pretende ligar Porto a Lisboa. Primeiro troço deverá estar concluído em 2028.