Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Como os médicos tarefeiros se uniram contra o plano do Governo

Em apenas dois dias tinham mais de mil clínicos num grupo de Whatsapp, que desdobraram num mais pequeno - com dois representantes por hospital - para agilizar as decisões. São o novo protagonista na política de Saúde. Médico que lidera a nova associação já tinha tentado criar uma em 2017.

Diana Sofia com o marido, Diogo Simões, e a filha Ana Alice no quartel dos bombeiros de Samora Correia
Susana Lúcio

Ser mãe numa ambulância

Uma grávida quase deu à luz no carro, outra teve uma bebé com o cordão umbilical enrolado ao pescoço. Três mulheres contam à SÁBADO porque não chegaram ao hospital a tempo do parto.

Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, fala sobre urgências regionais
Lusa

Governo aprova criação de urgências regionais

Este regime é para ser aplicado, "apenas e exclusivamente", nas situações em que não está assegurada a continuidade da urgência por falta de recursos humanos, adiantou Ana Paula Martins.

Rita Rato Nunes

O negócio milionário dos médicos tarefeiros

Urgências fechadas, grupos de WhatsApp para combinar inflação de preços, bases de dados suspeitas: como uma manobra orçamental de Sócrates viciou o SNS em prestadores e criou um negócio milionário para as multinacionais de recrutamento. Só este ano, até agosto, foram pagos €230 milhões. Uma única empresa já faturou €56 milhões, desde 2009.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)