
Sebastião Salgado (1944-2025), fotógrafo das dores do mundo
O fotógrafo brasileiro, que retratou a preto e branco o sofrimento humano e a beleza e agonia da natureza, morreu aos 81 anos.
O fotógrafo brasileiro, que retratou a preto e branco o sofrimento humano e a beleza e agonia da natureza, morreu aos 81 anos.
Os rostos, a alegria, as ruas, os episódios inusitados e a queda de um regime. Estas são as imagens icónicas explicadas por quem as fez.
Fundo Gamma Lux lançou formalmente "uma oferta pública geral e voluntária de aquisição da totalidade das ações" da Greenvolt, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Variante ainda não tem nome oficial, foi identificada pela primeira vez no Botswana e tem 32 mutações na proteína spike, a partir da qual o vírus da covid-19 entra no organismo humano. União Europeia estuda restrições, mas já há pelo menos um caso na Europa.
Uma nova técnica de laboratório desenvolvida pela laureada com o Nobel da Química em 2020, Jennifer Doudna, descobriu uma mutação na variante que lhe permite reproduzir 50 vezes mais material viral do que a variante original da pandemia, encontrada em Wuhan.
Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge revelou que a variante apresentou uma frequência de 100% entre os casos estudados desde meados do mês passado.
Têm vindo a ser analisadas uma média de 601 sequências por semana desde o início de junho de 2021.
Relatório do INSA sobre diversidade genética do novo coronavírus revela que a variante primeiro detetada na Índia motivou 94,8% dos casos detetados entre 5 e 11 de julho.
Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge adianta que no País, a variante Delta apresenta uma prevalência de 86,6% em Portugal.
O número de casos da variante Lambda está a aumentar na América do Sul, mas os investigadores ainda têm muitas dúvidas, sobretudo por causa do padrão singular que a define. Pode ser mais contagiosa; foram detetados dois casos em Portugal e um estudo recente refere que a vacina pode perder alguma eficácia.
"Este vírus está a mutar e precisamos de ser muito cautelosos neste momento", alertou o responsável da OMS, ao lembrar que este aumento de transmissão na comunidade vai colocar em risco os grupos mais vulneráveis, especialmente, em países com uma reduzida taxa de vacinação contra a covid-19.
Portugal está, nos últimos dias, a acelerar o ritmo da vacinação contra a covid-19 para responder à rápida propagação da variante Delta, considerada 60% mais transmissível do que a Alpha, com a `task force´ que coordena a logística a apontar para a administração de cerca de 850 mil doses por semana.
No entanto, cerca de 50% destes casos restringem-se a apenas duas cadeias de transmissão de âmbito local, o que sugere que a sua circulação comunitária é ainda limitada.
A nova estratégia agora adotada consiste na sequenciação de mais de 500 amostras positivas de SARS-CoV-2 por semana, o número considerado ideal pelo ECDC.
Relatório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge prevê que o país ultrapasse a incidência de 120 casos por 100 mil habitantes dentro de menos de 15 dias. Lisboa e Vale do Tejo ultrapassa incidência de 240 daqui a menos de duas semanas.
No local estão 18 bombeiros apoiados por cinco viaturas.