
Bruxelas quer orçamento da UE de 2 biliões de euros até 2034 com mais verbas nacionais
Propostas da Comissão Europeia abrangem um imposto especial sobre o consumo de tabaco e impostos sobre os resíduos eletrónicos e o comércio eletrónico.
Propostas da Comissão Europeia abrangem um imposto especial sobre o consumo de tabaco e impostos sobre os resíduos eletrónicos e o comércio eletrónico.
A Europa reagiu e tem um plano ambicioso para se preparar para a ameaça russa. Mas precisa de tempo e ninguém sabe se, até lá, os EUA de Trump vão continuar a protegê-la. Até agora, da Casa Branca e do Kremlin, vemos uma vontade comum de nos dividir e enfraquecer. Ignorar ou desvalorizar não é prudente.
"Precisamos de duas coisas: precisamos da vontade e precisamos de verbas", afirmou Roberta Metsola sobre o plano de "Rearmar a Europa" apresentado por Von der Leyen.
A parceria Tejo Vivo está a preparar uma conferência internacional sobre o rio Tejo para dia 12 de dezembro, em Abrantes.
"Haverá sempre a questão de saber se eu deveria simplesmente ter cedido e desistido de todas as exigências de duras medidas de austeridade e reformas económicas na Grécia, Portugal, Espanha e Itália", escreve a ex-chanceler alemã na sua biografia.
A nova tabela de apoios vai duplicar as verbas de auxílio já existentes, estando também a ser negociadas linhas de financiamento com taxas de juros reduzidas.
Depois de vários anos de discussão, o dinheiro do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia ajudou à construção do CMIN, inaugurado em 2014.
As florestas ocupam cerca de 43% da superfície da UE. Apesar de a área florestal ter aumentado nas últimas décadas, a perda de coberto acelerou e o estado de conservação das florestas europeias é considerado deficiente pela Comissão Europeia. Numa altura em que Estados-membros enfrentam o flagelo dos incêndios florestais, o Europa Viva debruça-se sobre a situação das florestas, os desafios que enfrentam e os instrumentos de que a UE dispõe para protegê-las.
A Europa é um dos principais destinos turísticos do mundo. O setor emprega cerca de 12 milhões de pessoas e representa 10% do PIB da UE. Os europeus são importantes consumidores da oferta turística dentro do espaço comunitário e gastam, em média, 440 euros por viagem. A indústria e a UE apostam na sustentabilidade, mas o setor não enfrenta só este desafio.
Apesar das competências limitadas em matéria de política social, a UE tem registado desenvolvimentos e a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais deverá permitir avanços na área da empregabilidade e da redução da pobreza.
Portugal recebeu 161,4 mil milhões de euros em fundos comunitários desde a adesão. Apesar de serem a face mais visível do impacto da UE – não há área que não tenham tocado – continuam a ser pouco notados pela população. Podiam ter sido mais bem usados, mas tiveram – e têm – um enorme impacto positivo.
Fundo de Defesa Europeu escolheu financiar projetos de combate ao armamento biológico e às ameaças dos supercomputadores, entre outras soluções. Treze entidades nacionais foram selecionadas.
De 1986 a 2023, Portugal recebeu mais de 161 mil milhões de euros em fundos europeus, sendo beneficiário líquido do orçamento da UE. Um futuro alargamento não significa necessariamente que Portugal perca esse estatuto. Eurodeputados ouvidos pelo Negócios consideram uma boa notícia se um dia Portugal for contribuinte líquido.
O Ministério Público acredita que o empresário montou um esquema empresarial complexo que permitiu defraudar fundos europeus em dezenas de milhões de euros.
Ministério Público suspeita de esquemas organizados de fraude que terão lesado os interesses financeiros da União Europeia e do Estado português, através de 14 projetos financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), entre 2015 e 2023.
O empresário é o principal suspeito e o "mentor" do alegado esquema na obtenção de subsídios comunitários, e que levou a Polícia Judiciária a realizar 78 buscas no âmbito da Operação Maestro, na qual são também suspeitos Júlio Magalhães, António Sousa Cardoso e António Branco e Silva.