
Bebé nasce na berma da A1 por causa das urgências fechadas em Vila Franca de Xira
Matilde e a mãe, Diana, estão bem de saúde. Este ano já houve perto de 50 partos em ambulâncias, o dobro do registado em todo o 2024.
Matilde e a mãe, Diana, estão bem de saúde. Este ano já houve perto de 50 partos em ambulâncias, o dobro do registado em todo o 2024.
O diretor do Serviço de Urgência já se tinha demitido em 2022, mas foi convencido a voltar. "Como é que se dirige um serviço que não tem gente?", questiona FNAM. Administração acabou por também abandonar funções.
Três meses depois de Diogo Ayres de Campos ter sido exonerado da direção do departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Santa Maria, o serviço ainda vive tempos atribulados. A incerteza e a tensão já levaram quatro médicos a rescindir com o SNS.
Carlos Ferreira morreu no Hospital São Francisco Xavier esta segunda-feira. Em 2020 esteve sozinho na Avenida e no 25 de Abril de 2021 voltou a descer a Avenida com a bandeira e o blazer branco.
O diretor do serviço de obstetrícia do hospital São Francisco Xavier explica à SÁBADO quais os tipos de malformações mais frequentes, os mais difíceis de detetar e que opções têm médicos e pais.
Segundo os dados do concurso de primeira época deste ano para médicos recém-especialistas, dos 31 postos de trabalho identificados apenas 14 foram escolhidos pelos candidatos.
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo estima que "em agosto a realidade seja muito semelhante ao mês que agora termina".
Possibilidade de substituição através de especialistas tarefeiros está a ser estudada por Marta Temido. Ministra diz que solução é "pontual".
Governo cancelou o plano para encerrar rotativamente quatro urgências de obstetrícia em Lisboa durante o verão devido à falta de especialistas.
Grupo parlamentar do PCP propõe uma audição "com caráter de urgência" para a próxima reunião da Comissão Parlamentar de Saúde, na quarta-feira.
Bastonário considera que fecho rotativo de urgências de obstetrícia em quatro dos maiores hospitais de Lisboa "ultrapassa os limites do aceitável".
Alexandre Lourenço, presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, lembra que se tratam de unidades "de fim de linha" que se encontram "há meses sobrelotadas".
ARSLVT assegura que "não vai haver grávidas de ambulância de hospitais para hospitais na região de Lisboa". Quatro dos maiores hospitais de Lisboa vão fechar rotativamente as urgências para grávidas entre final de julho e setembro por falta de especialistas.
Quatro dos maiores hospitais de Lisboa vão fechar rotativamente as urgências para grávidas entre final de julho e setembro por falta de especialistas.
Acidente provocou 28 feridos.
A Direcção-Geral da Saúde confirmou a morte de uma quinta vítima mortal do surto de Legionella, uma mulher de 76 anos.