
Alqueva vai receber maior projeto fotovoltaico flutuante da Europa com €45 milhões de base
No total, a energia obtida por estas centrais fotovoltaicas seria suficiente para abastecer 2/3 da população do Baixo Alentejo.
No total, a energia obtida por estas centrais fotovoltaicas seria suficiente para abastecer 2/3 da população do Baixo Alentejo.
Fora dos holofotes mediáticos, as empresas municipais alentejanas, madeirenses e açorianas estão repletas de casos, dívidas e guerras partidárias
João Peças Lopes, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, vê um futuro em que o consumidor e as comunidades terão um papel central na gestão e na produção de energia.
Os engenheiros portugueses Nuno Correia e Carla Gomes são finalistas do Prémio Europeu do Inventor 2022, do Instituto Europeu de Patentes, por terem criado centrais fotovoltaicas móveis que seguem o sol. Nuno Correia explicou o projeto à SÁBADO.
Segundo Durate Cordeiro, a transição energética "permite diminuir a dependência que nós temos de países que muitas vezes utilizam a energia para chantagear a democracia e a liberdade".
A associação ambientalista defende que a produção de energia solar descentralizada "traria mais-valias para a sociedade que não estão a ser potenciadas".
Três dos projetos apresentados merecem reprovação, "pela sua dimensão e pelo tipo de área afetada ou extensão das linhas de muito alta tensão", alerta associação, já que a maioria se situa em zonas florestais.
Os dados indicam ainda que a empresa reviu as perspetivas para este ano e vai propor um dividendo de 35 cêntimos por ação aos acionistas.
Caçada que matou 540 animais levou à suspensão da licença de caça turística de Torre Bela, por ordem do ministro. Processo de averiguação encontrou fortes indícios de crime contra a preservação da fauna.
José Bernardino, presidente da Confederação Nacional de Caçadores Portugueses, lamenta a morte dos 540 animais na herdade.
Na propriedade na Azambuja, será instalado um parque fotovoltaico. PAN e autarquia vão denunciar caso ao ICNF.
Uma climatização pouco eficiente leva ao desperdício de energia e perda de competitividade
Em 2010, um grupo de amigos universitários apercebeu-se de que algumas pessoas viviam "em casas sem qualquer dignidade para um ser humano" e tiveram a ideia de fundar o projeto.
Matos Fernandes explicou que o objetivo é avaliar se a gestão dos resíduos urbanos está a ser feita corretamente. Aterro é contestado pela população.
Matos Fernandes disse ter acedido ao pedido da Área Metropolitana do Porto, acrescentando que quem tem de se coordenar com as diferentes autarquias que a compõem é a AMP.
Na casa de 45 metros quadrados, rodeada por um terreno de 960 metros quadrados, nos Açores cabem Ricardo e Mafalda, com o filho de 3 anos, dois cães e uma gata.