Sábado – Pense por si

Incêndios Florestais: Prevenir, Investigar e Punir

É urgente e prioritário reforçar a cultura de prevenção, pois é na ausência dela que o problema ganha proporções trágicas. A prevenção começa na gestão do território: limpeza de matos, manutenção das faixas de proteção, implementação de planos municipais de defesa da floresta contra incêndios e fiscalização mais eficaz.

GNR deteve 51 pessoas e registou 1.100 crimes ambientais em 2020

A GNR dá conta que desenvolve diariamente um vasto conjunto de atividades relacionadas com a fiscalização da caça, resíduos, manuseamento de produtos fitofarmacêuticos, defesa da floresta contra incêndios, extração de inertes, animais potencialmente perigosos e animais de companhia e controlo do nemátodo da madeira.

Combate aos incêndios com dispositivo total até 15 de Outubro

Depois de o Ministério da Agricultura ter prorrogado o período crítico de incêndios, as previsões meteorológicas levaram também o Ministério da Administração Interna a prolongar o dispositivo de combate aos incêndios rurais na sua capacidade máxima.

Incêndios voltam ao Parlamento esta sexta-feira

Deputados vão debater 24 propostas apresentadas por todos os partidos com assento parlamentar e que vão desde a criação de um portal com toda a legislação relacionada com a temática dos incêndios e apoios existentes, à revogação dos prazos para limpeza das matas pelas câmaras.

Fisco vai dar dados à GNR e às Câmaras para forçar limpeza das matas

A Autoridade Tributária vai fornecer dados da matriz que permitirá às autarquias e à GNR identificar os respectivos proprietários. O objectivo é saber quem está em incumprimento no que toca à limpeza dos terrenos e exigir pagamentos, sempre que as Câmaras se substituam aos privados.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)