Grandes esperanças
Charles Dickens, que muitos comparam a um Eça mais sombrio, liberto de balzaquianismos, escreveu o Great Expectations em 1861. Aplica-se ao universo externo de Donald Trump?
Charles Dickens, que muitos comparam a um Eça mais sombrio, liberto de balzaquianismos, escreveu o Great Expectations em 1861. Aplica-se ao universo externo de Donald Trump?
A cerimónia de trasladação dos restos mortais do escritor Eça de Queiroz começou minutos antes das 9h na Assembleia da República, de onde seguirá, previsivelmente perto das 10h, em direção ao Panteão Nacional.
A cerimónia começa com a Banda de Música e Fanfarra da Guarda Nacional Republicana (GNR), em frente à Assembleia da República, em cuja escadaria estarão os principais representantes da casa da Democracia e dos grupos parlamentares.
Newsletter de quinta-feira.
As roupas extravagantes, as viagens exóticas, os hotéis mais luxuosos, os grandes jantares, as mulheres proibidas e as mais fáceis. Eça gostava do melhor que a vida podia oferecer. Ganhava bem, gastava ainda mais, acumulava dívidas, pedia dinheiro e favores. Rejeitado pela mãe, construiu uma família unida. Na semana em que os seus restos mortais são transladados para o Panteão, esta é a sua história pessoal.
As viagens exóticas, os hotéis luxuosos, as roupas extravagantes, as mulheres e os jantares com os amigos. Na semana em que os restos mortais de Eça de Queiroz vão ser transladados para o Panteão Nacional, relembramos a vida do escritor. E ainda: Clara Pinto Correia, Maude Queiroz Pereira e o património dos deputados do Chega.
A 25 de janeiro deste ano, o Supremo Tribunal Administrativo rejeitou o recurso dos seis bisnetos do escritor Eça de Queiroz, que contestam a sua trasladação para o Panteão Nacional, permitindo que a homenagem apoiada pela maioria dos descendentes se concretize.
Nasceu em Lisboa mas tem origens judaicas. Dá aulas de Filosofia na Escola Secundária Eça de Queirós, nos Olivais, e escreve semanalmente uma crónica no site da SÁBADO.
Os juízes decidiram por unanimidade não dar provimento ao recurso interposto pelos seis bisnetos que se opõem à trasladação do escritor.
Dos 22 bisnetos de Eça de Queiroz, 13 concordaram com a trasladação para o Panteão Nacional, havendo três abstenções.
O Supremo Tribunal Administrativo rejeitou a providência cautelar interposta por seis dos 22 bisnetos do escritor que queriam impedir a transladação de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional
O escritor Afonso Reis Cabral diz que tanto ele como "a Fundação Eça de Queiroz e a maioria familiar" estão "muito satisfeitos" por tribunal ter confirmado os seus argumentos.
Seis dos bisnetos do escritor colocaram uma providência cautelar para travar a trasladação para o Panteão Nacional.
Morreu em Paris, esteve 90 anos no Alto de São João, está há mais de 30 anos em Tormes. Tinha trasladação marcada para dia 27, mas há uma providência cautelar interposta por seis bisnetos para travar a ida para o Panteão.
Tribunal aceitou providência cautelar para travar a ida do corpo de Eça para o Panteão, mas “não há uma decisão tomada”, sublinha uma fonte parlamentar.
"O despacho suspende todos os atos relacionadas com a transladação e o assunto tem de voltar para a Assembleia da República", explica o ex-presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz do Douro, onde está sepultado o escritor.