Sócrates, o breviário da vítima
Na vítima articulam-se ausência e reivindicação, fragilidade e pretensão, desejo de ter e desejo de ser. Não somos o que fazemos, mas o que sofremos, o que podemos perder, aquilo do qual nos privaram.
Na vítima articulam-se ausência e reivindicação, fragilidade e pretensão, desejo de ter e desejo de ser. Não somos o que fazemos, mas o que sofremos, o que podemos perder, aquilo do qual nos privaram.
Comentador, treinador, professor, tem uma vida ligada ao basquetebol e amizades feitas com estrelas da NBA, onde trabalhou nas últimas duas décadas. Mas aos 65 anos diz que ainda tem muitos sonhos por concretizar.
Um emaranhado de ideias supinamente obtusas turva os monólogos entusiastas nestes debates sobre reconhecimento público irrestrito de autoidentificação sexual ou direito à livre expressão.
Procuradora-Geral da República fez revelações sobre a Operação Influencer numa entrevista à RTP.
Numa reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o diretor da Divisão de Coordenação do OCHA sugeriu aos Estados-membros que condicionem as exportações de armas ao cumprimento das regras de guerra e à cooperação no combate à impunidade.
Como se convocam as comissões de inquérito? O que faz o grupo parlamentar de amizade? Conheça de A a Z, o jargão dos deputados.
Para além dos problemas no combate à corrupção, os críticos do Presidente ucraniano apontam-lhe um padrão crescente de autoritarismo.
A Academia terá de deixar as atuais instalações, na Rua Nova da Trindade, ao Chiado, até agosto de 2025, o que quer dizer que garantirá apenas mais um ano letivo.
O grupo Wagner decidiu ocupar a cidade de Rostov, no sul da Rússia, e anunciou estar contra as chefias militares. Putin falou ao país, sem referir o nome do líder do grupo de mercenários, para falar em "facada nas costas" e prometer a reposição da normalidade. O jornalista João Carlos Barradas faz uma análise do impacto que este motim armado pode ter para a liderança de Vladimir Putin.
Prometeu à mulher que não voltava à política a sério antes de a filha ser mais crescida. Riu-se bastante com a manchete que lhe insinuava uma nova namorada. Adora dar aulas. Não se inibe nas conversas nem nos almoços. “Seria um imbecil” se o fizesse, costuma dizer. Nem faz planos nem diz nunca. Sofreu, mas às vezes canta. A família, a universidade e a política no quotidiano do ex-primeiro-ministro.
Governo aprovou legislação semelhante à que suscitou uma revolta em Hong Kong em 2019. Mas na antiga colónia portuguesa não há protestos contra uma lei que atropela garantias assinadas com Portugal.
Recuperar a Crimeia para a Ucrânia parece impossível, mas permanece como um dos grandes objetivos de Kiev. Qual o papel da península anexada em 2014 para o progresso do conflito?
Nas últimas semanas Portugal assistiu a dezenas de incêndios a deflagrar de norte a sul. Num país em que muitos dos bombeiros são voluntários, a SÁBADO quis conhecer três jovens que dedicam a vida a salvar os outros.
Primeiro-ministro vai visitar Irpin e também reunir-se com o presidente Volodymyr Zelensky. À chegada à capital ucraniana disse que a sua visita representa um sinal de que Portugal "continua a apoiar a Ucrânia na luta muito dura que tem vindo a travar pelo seu direito à soberania, integridade territorial e pela conquista da paz".
"Os 27 Estados-membros da União Europeia têm de possuir a abertura suficiente para encontrarem o estatuto especial que é necessário para a Ucrânia", afirmou o primeiro-ministro.
Simon Coveney, ministro dos Negócios Estrangeiros da Irlanda, reagiu ao anúncio feito pela sua homóloga britânica, Liz Truss, que afirmou que o executivo ia "introduzir uma lei, nas próximas semanas, para fazer alterações ao protocolo da Irlanda do Norte".