Tabagismo e colestrol são fatores-chave para enfartes precoces
Os pacientes com enfarte precoce apresentaram menos prevalência de hipertensão e diabetes, mas maior prevalência de tabagismo ativo e hipercolesterolemia.
Os pacientes com enfarte precoce apresentaram menos prevalência de hipertensão e diabetes, mas maior prevalência de tabagismo ativo e hipercolesterolemia.
Existe uma epidemia de mitos sobre saúde a espalhar-se na Internet. Exemplos? A corrente de ar provoca constipações e os antibióticos fazem mal. A Organização Mundial de Saúde estima que 70% da população esteja exposta à desinformação.
Estudo realizado em Portugal revelou ainda que 20% dos doentes de alto e muito alto risco cardiovascular não estão a tomar medicação.
Estudos científicos recentes indicam que comer carne de vaca, borrego e porco não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cancro. Pelo contrário: ajuda a tratar de inflamações, enxaquecas, diabetes e esclerose. Médicos já prescrevem dietas carnívoras. Conheça os casos de sucesso.
O açúcar é um agressor das artérias por excelência, um veneno que silenciosamente assola a saúde pública e que é uma substância verdadeiramente aditiva (e, como todas as outras, com uma poderosa indústria subjacente).
O nosso organismo utiliza o colesterol como um cimento: é um reparador dos músculos, um regenerador de células, um ajudante na comunicação dos neurónios entre si e um auxiliar na produção de hormonas fundamentais para a vida, como as hormonas sexuais, as hormonas do stress e a mais importante delas, a "Vitamina" D.
Formado em Cardiologia e Nutrição, o médico lançou em 2021 o livro "Câncer – uma outra visão".
O que é? Para que serve? A população portuguesa tem défice? Qual é o seu papel na covid-19? A SÁBADO preparou um conjunto de respostas a todas estas questões, mas nem toda a informação é concordante.
Agora já pode. Uma empresa portuguesa criou um teste genético, único em Portugal, que indica como vamos reagir a mais de 100 medicamentos. E se corremos riscos sérios ao tomá-los.
Manuel Pinto Coelho revela detalhes do seu novo livro, Colesterol: Mitos e Realidade, na SÁBADO
A redução dos níveis de colesterol como estratégia para prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares tem sido um dogma da medicina convencional nos últimos 60 anos
Estas drogas são usadas por doentes cardíacos. Conclusões são de um estudo apresentado em Roma