
Aumento da esperança de vida abranda na Europa desde 2011
"Os avanços na saúde pública e na medicina no século XX significaram que a esperança de vida na Europa melhorou ano após ano. Mas já não é assim", alerta cientista.
"Os avanços na saúde pública e na medicina no século XX significaram que a esperança de vida na Europa melhorou ano após ano. Mas já não é assim", alerta cientista.
Esperança de vida aos 65 anos dá o maior salto em mais de uma década. Fator de sustentabilidade sobe para perto de 17% no próximo ano e idade da reforma chega aos 66 anos e nove meses em 2026.
Ferramenta recorre a dados de 12 anos de estudos e tem em conta alterações na glicose e outros medidores sanguíneos, bem como alterações nos rins.
A esperança de vida à nascença mais elevada registou-se na sub-região do Cávado, a única região em que excedeu 82 anos (82,62 anos).
Aumento é esperado apesar das ameaças geopolíticas, metabólicas e ambientais que o mundo enfrenta, revela estudo.
Com a esperança de vida a aumentar surge um novo alvo que pode valer muito dinheiro: os idosos. Os negócios são variados – dentistas, funerárias, residências – e a procura não para de crescer.
Em Portugal, a esperança de vida foi, em 2021, de 81,5 anos, que se compara com a de 81,1 de 2020 e a de 81,9 de 2019.
INE regista que a maior redução observou-se no Alentejo: cerca de 7 meses. Mulheres sofreram menor redução que homens.
Estudo revela que acrescentar sal à comida já servida no prato pode reduzir a sua esperança de vida até dois anos.
Instituto Nacional de Estatística associa o decréscimo ao aumento das mortes na pandemia de covid-19.
A covid-19 contribuiu, direta e indiretamente, para um aumento de 16% no número de mortes expectáveis em 2020 e na primeira metade de 2021, com a esperança de vida a cair em 24 de 30 países, sendo as quedas particularmente significativas nos Estados Unidos (menos 1,6 anos) e em Espanha (menos 1,5 anos).
Entre 2018 e 2020, a esperança de vida à nascença para Portugal foi estimada em 78,07 anos para os homens e em 83,67 anos para as mulheres - um aumento de 1,90 e de 1,48 anos, respetivamente.
Os últimos dados do INE revelam que os portugueses têm cada vez menos limitações na prática de atividades devido a problemas de saúde. Ainda assim, a esperança de vida saudável em Portugal continua abaixo da média dos restantes países europeus.
Nos últimos nove anos registaram-se melhorias na esperança de vida à nascença em todas as regiões, mas o maior aumento ocorreu na Região Autónoma da Madeira.
Segundo o INE, a esperança de vida à nascença foi de 77,95 anos para os homens e 83,51 anos para as mulheres no período 2017-2019.
As unidades de cuidados intensivos dos hospitais das zonas mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus estão a aproximar-se do limite de capacidade. Médicos preparam-se para tomar decisões.