
Enfermeiros: "Governo não está a cumprir a própria lei que criou"
Enfermeiros da ASPE reúnem-se com a ministra da Saúde para discutirem os descongelamentos das carreiras e os processos de contratação pública.
Enfermeiros da ASPE reúnem-se com a ministra da Saúde para discutirem os descongelamentos das carreiras e os processos de contratação pública.
O Governo regia à decisão desta terça-feira do Supremo Tribunal Administrativo (STA), que declarou a impossibilidade legal de obrigar o Governo e o Conselho de Ministros a revogar a requisição civil.
O Governo prevê retomar até aos primeiros dias de março as reuniões negociais com as estruturas sindicais dos enfermeiros.
Segundo o Ministério da Saúde, vão ser abordados "temas como a organização do tempo de trabalho e a avaliação de desempenho".
A paralisação mantém-se, uma vez que pelo menos um dos sindicatos que a convocou não a suspendeu.
É a resposta à intimação apresentada pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses (Sindepor), que contesta a requisição civil decretada por causa da greve dos enfermeiros.
O Governo apresentou na terça-feira, no Supremo Tribunal Administrativo (STA), "fundamentos comprovados" de cirurgias prioritárias adiadas durante os serviços mínimos na greve dos enfermeiros, disse à Lusa o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.
Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros avisa para o risco de surgirem formas de luta "mais incontroláveis" que não sejam suportadas por sindicatos. Requisição civil entra em vigor esta quinta-feira.
Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros avisa o Governo que os enfermeiros não ficarão serenos face à decisão de requisição civil.
Na terça-feira, António Costa anunciou que o Governo iria utilizar "todos os meios possíveis" para travar a greve dos enfermeiros.
Conselho de Ministros aprovou uma resolução que reconhece a necessidade de requisição civil dos enfermeiros face à greve em blocos operatórios.
O Ministério da Saúde (MS) esclareceu que a requisição civil é uma das possibilidades a ser avaliada como forma de travar a greve.
O Ministério da Saúde está a ponderar a possibilidade de recorrer à requisição civil no âmbito da "greve cirúrgica" dos enfermeiros.