Governo assegura “não ter diminuído um milímetro” controlo de fronteiras
Pinto Luz sublinhou que o Governo decidiu optar pela suspensão para evitar filas de espera de “cinco, seis ou sete horas, que destroem o capital que custou muito”.
Pinto Luz sublinhou que o Governo decidiu optar pela suspensão para evitar filas de espera de “cinco, seis ou sete horas, que destroem o capital que custou muito”.
Num debate de urgência pedido pelo PS sobre o "caos no aeroporto de Lisboa", o secretário de Estado sublinhou que o Governo está "ciente da gravidade das perturbações que ocorreram nos dias de maior número de passageiros".
Além desta medida para diminuir as filas, o Governo decidiu suspender o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários durante três meses.
O responsável pela associação que representa os oficiais da GNR considerou que existe "quase como que uma tentativa" da GNR, que é de cariz militar, "colocar a polícia civil na ordem".
O candidato referiu que "este mecanismo é suspenso durante três meses para ser reavaliado", o que lhe parece "correto".
Em causa está a suspensão do sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários.
O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), Paulo Santos, imputou responsabilidades à ANA por não ter criado condições para um fluxo de passageiros que já sabia que iria existir.
Os tempos de espera no aeroporto de Lisboa têm sido elevados, com filas a chegar às seis horas.
A ANA garantiu que “tem colaborado com as autoridades responsáveis pelo controlo de fronteira e apoiado os passageiros”.
Medida já foi autorizada pela Comissão Europeia.
No primeiro dia de operação, Portugal destacou-se a nível europeu, com 10.774 passagens registadas, das quais 10.749 em fronteiras aéreas e 25 em fronteiras marítimas.
Entre as principais mudanças estão o "registo eletrónico de entradas e saídas dos viajantes, com indicação da data, hora e posto de fronteira" e a "recolha de dados biométricos (quatro impressões digitais e fotografia) na primeira entrada".
À SÁBADO, as Confederações do Turismo e da Agricultura dizem-se satisfeitos com as medidas anunciadas, mas pedem reforços nos consulados e aposta nas autarquias.
Providência cautelar diz que o fim do SEF vai pôr em causa a segurança interna e as obrigações de Portugal junto das organizações internacionais. Eduardo Cabrita recebe representantes dos inspetores esta sexta-feira.
O perfil do juiz conselheiro que toma esta quarta-feira posse como presidente do Tribunal de Contas, após ter sido nomeado pelo Presidente da República.
Uma equipa de engenheiros e cientistas desenvolveu um dispositivo electrónico auto-adesivo, semelhante a uma tatuagem, capaz de reunir informações sobre o coração, ondas cerebrais e actividade muscular.