Sábado – Pense por si

Observadores, vítimas e contribuintes: a prevenção já exige milhões e exigirá mais ainda.
Bruno Faria Lopes

Portugal: custos dos fogos (ainda) batem despesa em prevenção

O Estado gastou mais de 3,5 mil milhões de euros contra os incêndios desde o ano trágico de 2017 e a prevenção já absorve a maior parte da despesa anual. Mas as medidas levam tempo a ter efeito e precisam de mais ambição - e dinheiro. Custos da inação superam os gastos na gestão do território.

SÁBADO

Rendas deverão aumentar até 2,2% no próximo ano

O próximo ano deverá trazer um novo aumento das rendas que pode chegar até 2,2%, segundo os últimos dados da inflação. Valor definitivo desse aumento só deverá ser conhecido no final de agosto, mas os economistas ouvidos não antecipam alterações significativas.

Diogo Barreto

Trump e os mercados: de bestial a besta

Os mercados reagiram de forma positiva à eleição do presidente norte-americano. Mas as tarifas recíprocas - que devem começar a ser implementadas esta quarta-feira - foram um ponto de viragem na confiança dos mercados. "Ninguém esperava este tsunami de tarifas e protecionismo", diz economista.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)