
Incêndios. "As indicações não são animadoras", diz especialista
Com até 2.000 operacionais ativos a combater sete focos no norte e centro do País, as perspetivas são de que a situação piore nas próximas semanas, diz Xavier Viegas.
Com até 2.000 operacionais ativos a combater sete focos no norte e centro do País, as perspetivas são de que a situação piore nas próximas semanas, diz Xavier Viegas.
Investigadores afirmam que, embora se tenham registado algumas melhorias na atuação da proteção civil, a prevenção está "nas mesmas condições ou até piores" do que há sete anos. "Há um problema gravíssimo com as florestas portuguesas", dizem.
Ex-autarca madeirense e atual assessor do Governo gastou 18 mil euros em despesas que não teriam cabimento: de aluguer de viaturas no continente a gastos na Fnac. O caso levou a queixa no Ministério Público e no Tribunal de Contas no Funchal. Duarte Caldeira diz que os gastos foram todos “em serviço da junta”.
Junta de Freguesia (PS) no Funchal organizava viagens a preço simpático em que ia o presidente, hoje num gabinete do Governo, e a família. Análise pedida a auditora externa expôs passeios, almoços e práticas irregulares.
As tempestades de fogo, ou incêndios de sexta geração, conseguem aumentar até 12 vezes a velocidade de propagação. Foi o que aconteceu na serra da Estrela o ano passado.
São os protagonistas da maior disputa eleitoral na Madeira, depois do fim do jardinismo. Apresentam-se como cultos, desportistas. E são? Tiramos a prova dos nove com quem os conhece.
O Observatório Técnico Independente conduzirá uma avaliação ao sistema nacional de protecção civil até ao fim do ano. Questões financeiras e de gestão permaneceram de fora.
Milhares de operacionais vestidos de vermelho viajaram de todo o País. Invadiram o Terreiro do Paço e exigiram um comando único.
O docente Francisco Castro Rego preside ao Observatório Técnico Independente que vai analisar e acompanhar os incêndios rurais que venham a ocorrer em território nacional.
Os fogos catastróficos de 2017 em Portugal "trazem muitas lições" sobre o que fazer frente aos incêndios, mas "vê-se que não foram" suficientemente aprendidas, alerta Domingos Xavier Viegas, coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra.
Especialistas alertam para falta de meios humanos em alguns concelhos do Norte e Centro.
Conferência, moderada pela jornalista Cátia Nobre, é de entrada livre.
Conferência, moderada pela jornalista Cátia Nobre, é de entrada livre.
Está em tudo com o mesmo estilo, dos fogos à chanfana, do Sporting às autarquias. Presidente da assembleia-geral dos "leões", Marta Soares tem nas suas mãos a decisão sobre o futuro dos órgãos sociais do clube que será tomada na reunião desta quinta-feira.
O combate aos incêndios teve hoje o primeiro reforço de meios com a entrada em vigor do agora denominado "nível II", mas dos 32 meios aéreos previstos apenas estão disponíveis 13.
Maioria das autarquias tem os planos de emergência desactualizados e a equipa especial da Guarda está sem meios de combate.