Ana Paula Tavares é primeira mulher angolana a vencer o Prémio Camões
Escritora tem 72 anos e é defensora dos direitos das mulheres.
Escritora tem 72 anos e é defensora dos direitos das mulheres.
O PEN Clube atribui galardões alternadamente: este ano foram abrangidas as categorias de Poesia e Narrativa, no próximo ano serão distinguidas obras nas categorias de Ensaio e Tradução.
O enfant terrible do humor pertence a uma linhagem que no século XVIII criou uma construção imponente, perto da Feira da Ladra. Rui Sinel de Cordes conta à SÁBADO que terá sido uma herdeira “demasiado ligada aos prazeres da diversão” a vendê-la. Recentemente, abriu ao público no evento Open House, iniciativa da Trienal de Arquitetura.
O Governo tinha aprovado quase 45 mil cheques-livro no valor de €20 para jovens, mas a adesão foi pouca: 20%. Por isso, o Governo prorrogou o prazo.
Em três meses de funcionamento, a BiblioLED soma um total de 1.561 títulos disponíveis e 27.535 reservas feitas.
"Em Portugal ainda se lê pouco e eu diria que este é o raciocínio base a partir do qual nós temos que continuar a trabalhar", afirma Miguel Pauseiro
A feira Book World Prague, em maio, vai destacar "a vibrante tradição literária" de Portugal e "vozes contemporâneas" portuguesas.
No valor de 15 mil euros cada, as bolsas destinam-se à escrita de "poesia, ficção narrativa, ensaio, dramaturgia e escrita teatral".
Um novo serviço das bibliotecas públicas que permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país fica disponível 'online' a partir das 15:00 de hoje, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
Segundo os destaques da APEL, houve uma ligeira subida na percentagem de portugueses que compraram livros em 2023, passando de 62% para 65%.
O júri elogiou a obra por fazer "da brevidade o lugar do mistério e da poesia: na contenção da escrita reside o essencial da estranheza de um mundo ao mesmo tempo ingénuo e cruel, infantil e adulto".
O júri justifica a escolha lembrando que o historiador "recolheu, classificou, organizou e estudou de forma sistemática documentação sobre a vida política portuguesa".
Na prosa, foram escolhidas obras de Joana Bértholo, Lídia Jorge, João Tordo e dos cabo-verdianos Mário Lúcio Sousa e Joaquim Arena. Na poesia, há quatro obras brasileiras entre os finalistas.
Na categoria Poesia, a vencedora foi Andreia C. Faria, graças ao livro de poemas "Canina" (Tinta-da-China). Já na narrativa, foi distinguido "Misericórdia" (Dom Quixote), de Lídia Jorge.
A câmara de Lisboa aceitou uma biblioteca sem saber o que contém ou quanto vale – dois anos depois, ainda está a catalogar o seu conteúdo. Mas os custos caem todos para o lado público e são pouco transparentes. Só em 2023, vão ser gastos 3 milhões.
"Há nas relações entre estes indivíduos – tudo rapazes finos e sérios – assunto para discorrer bastante". Segunda parte do ensaio de João Pedro George sobre algumas ligações na Cultura portuguesa.