IPMA alarga aviso amarelo para frio a nove distritos e prolonga-o até quarta-feira
A Direção-Geral da Saúde alerta que "quando a temperatura desce o risco de doenças respiratórias, agravamento de condições crónicas e acidentes aumenta".
A Direção-Geral da Saúde alerta que "quando a temperatura desce o risco de doenças respiratórias, agravamento de condições crónicas e acidentes aumenta".
Recordando que a publicidade ao tabaco foi proibida por representar um risco grave para a saúde, a Zero diz que "faz cada vez menos sentido permitir que as empresas de combustíveis fósseis continuem a usar o poder da publicidade para normalizar, promover e até embelezar produtos que comprometem a saúde ambiental, agravam doenças respiratórias e cardiovasculares e aceleram a degradação climática".
É o que indicam os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Hospitais estão pressionados por doenças respiratórias.
No Norte do país, o aumento de casos de doenças respiratórias está a preocupar as autoridades. A OMS pediu esclarecimentos, porque ninguém quer que se repita o que aconteceu com a Covid-19.
Estudo científico demonstra que 1 em cada 100 adultos morre devido a uma doença respiratória. Se forem avaliados apenas adultos que sofreram de uma doença pulmonar na primeira infância, o risco de morte precoce aumenta para 1 em cada 50.
O ministro adiantou que as autoridades de saúde vão continuar a "monitorizar atentamente" a evolução da pandemia de covid-19 e de todas as outras doenças respiratórias habituais no inverno.
Nas últimas décadas, há uma tendência crescente da mortalidade devida ao tumor maligno da traqueia, brônquios e pulmão, adianta relatório.
Investigadores admitem que estas células podem desempenhar um papel idêntico contra uma reinfeção por outros agentes patogénicos que causam doenças respiratórias.
Numa área dedicada a doenças respiratórias será possível fazer a diferenciação do diagnóstico e "criar circuitos de distribuição e de segurança" quando os sintomas são os mesmos.
Porém, a vacinação contra doenças respiratórias é "altamente recomendada" pela OMS.
Bactéria é especialmente grave em doentes imunodeprimidos e hematológicos, mas tornou-se resistente aos antibióticos.
As doenças do aparelho respiratório são uma das principais causas de morte em Portugal, representando 12,2% da mortalidade de Portugal continental e 20,3% na região Autónoma da Madeira, disse o diretor da Unidade de Rastreio e Tuberculose do Serviço Regional de Saúde.
Em 2017, 1,5 milhões de fumadores e pessoas expostas ao fumo do tabaco morreram de doenças respiratórias crónicas, 1,2 milhões de cancro da traqueia, dos brônquios e pulmões e 600 mil devido a tuberculose e infeções do sistema respiratório.
Em 2016 morreram 13.474 pessoas por doenças respiratórias, sendo que o número aumenta para mais de 17.000 se forem acrescentados os óbitos por cancro da traqueia, brônquios e pulmão.
O Observatório Nacional das Doenças Respiratórias recomenda que seja feita uma investigação à qualidade do ar nos edifícios portugueses para que se possa adoptar formas de melhorar a saúde.
Problemas cardíacos, cancro e doenças respiratórias são as principais causas de morte.