
A SÁBADO é todos os dias: Escolas. "Falta de professores ainda é o maior problema"
A sua newsletter de segunda-feira.
A sua newsletter de segunda-feira.
Associações de diretores continuam a acreditar que falta valorizar carreiras, e veem a reestruturação do Ministério da Educação com um misto de otimismo e apreensão.
"Seria um retrocesso enorme se a educação para a sexualidade saísse das escolas e da formação dos alunos", afirmou o ministro Fernando Alexandre.
O cenário preocupa o executivo e, por isso, Fernando Alexandre anunciou um conjunto de medidas para aumentar a formação de novos docentes nas próximas décadas.
Desde terça-feira que vários 'sites' do Ministério da Educação registaram constrangimentos, chegando a ficar em baixo, incluindo a página da Direção-Geral da Educação, onde está a decorrer, desde segunda-feira, a consulta pública da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
A prova de Matemática vai decorrer em dois turnos, o primeiro a partir das 09h30 e o segundo às 12h00.
Filinto Lima está há 16 anos à frente do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia. "Como não posso continuar aqui concorri a uma escola vizinha", conta.
Este ano, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) vai abrir 11.056 vagas, das quais 5.623 serão disponibilizadas para os quadros de zona pedagógica.
O mais recente concurso do Governo tem como objetivo colocar 287 mediadores linguísticos e culturais nas escolas com uma maior percentagem de alunos estrangeiros que não fazem parte da CPLP, de forma a facilitar a sua integração.
O Governo anunciou esta quinta-feira a atribuição de subsídio de deslocação a professores com residência a mais de 70km, que oscila entre os €70 e os €300 em função da distância. Contudo, isto poderá trazer problemas de falta de equidade, dizem diretores e sindicato.
A 29 de janeiro de 2024, duas semanas depois de dissolver o parlamento pela segunda vez, Marcelo Rebelo de Sousa vetou o decreto da Assembleia, defendendo que o diploma "peca por uma quase total ausência (do) papel de pais, encarregados de educação, representantes legais e de associações por eles formadas".
Muitas destas crianças são vítimas de bullying nas escolas, alertou a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
Os estabelecimentos de ensino voltaram a ser a segunda entidade que mais casos reportaram, apenas ultrapassados pela PSP.
A associação que representa os diretores escolares está a preparar um caderno de encargos que quer entregar ao ministro da Educação. Descentralização é um dos temas que carece de atenção.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação diz que o governo anterior não assegurou às escolas as condições necessárias para a realização das Provas Nacionais do 9.º ano em formato digital.
"A única coisa que pomos em causa é a incapacidade de algumas escolas de garantirem princípios constitucionais como a igualdade e a equidade", diz a SÁBADO Manuel António Pereira, presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares (ANDE).