
Quem são os secretários de Estado? Um está sob investigação
João Galamba está sob a mira do DCIAP e da PJ, mas resiste a tudo e sai reforçado no novo executivo. Nuno Artur Silva deixa o governo.
João Galamba está sob a mira do DCIAP e da PJ, mas resiste a tudo e sai reforçado no novo executivo. Nuno Artur Silva deixa o governo.
O Governo prolongou na semana passada a situação de alerta devido à pandemia de covid-19 até ao dia 18 de abril.
Alteração já foi publicada em Diário da República e deve-se à evolução da situação epidemiológica em Portugal.
Cada utente poderá fazer quatro testes rápidos de antigénio (TRag) gratuitos por mês em farmácias, laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas ou outros estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde com registo válido na Entidade Reguladora da Saúde.
Está previsto um valor superior a 12,2 milhões de euros que se destina ao centro de contacto SNS24.
Estes 630 milhões de euros destinam-se a liquidar 80% dos pagamentos em atraso a fornecedores externos.
Portaria impede que medicamentos cujo preço de venda ao público seja até 15 euros baixem de preço no próximo ano, limitando a 5% as reduções dos preços dos fármacos que custem entre 15 e 30 euros.
"Todas as medidas poderão estar em cima da mesa, dependendo daquilo que é a evolução da pandemia", frisou Diogo Serras Lopes.
Diogo Serras Lopes foi tratado por mestre durante mais de um ano, mas não concluiu o mestrado. "Lapso" foi retificado, diz Ministério.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, referiu que o rastreio é "apenas uma segurança extra" relativa a profissionais que já estão, na sua esmagadora maioria, vacinados e a alunos com mais de 12 anos que também já estarão, em grande parte, inoculados.
Portaria fixa o valor de 10 euros como preço máximo para efeitos de comparticipação e limita-a a um máximo de quatro testes por mês e por utente.
Cerca de 95% da população com mais de 50 anos residente no continente já tem uma dose da vacina administrada e 85% tem a vacinação completa
Os testes rápidos de antigénio realizados em farmácias e laboratórios vão passar a ser 100% comparticipados. Cada utente pode fazer até quatro por mês.
O secretário de Estado da Saúde estimou que, caso o ritmo de vacinação se mantenha, barreira de 70% da população adulta vacinada será ultrapassada.
Entre os docentes e não docentes que já foram contactados, a grande maioria (89%, o equivalente a cerca de 166 mil) confirmaram o agendamento.
Do total de 50 unidades móveis, as primeiras vão apoiar a Administração Regional de Saúde do Norte.