A Federação Agrícola dos Açores tem uma dimensão regional e setorial, uma vez que tem como filiadas organizações de produtores de todas as ilhas e dos principais setores da produção agroalimentar, desde o leite à carne, ao setor hortofrutiflorícola, à agricultura biológica ou à floresta. As repercussões do setor agrícola não se resumem somente à população ativa que lhe está afeta e aos rendimentos que daí são gerados, mas também às implicações que tem a jusante e a montante na economia. A agricultura continua a ser a atividade económica principal no desenvolvimento da região, constituindo um fator agregador da coesão entre ilhas e da manutenção das populações nos meios rurais e nas próprias ilhas.
A responsabilidade social da Federação Agrícola dos Açores é ativa e determinante, uma vez que tem assento no Conselho Económico e Social dos Açores, assim como em diversas comissões e grupos de trabalho. Tem um contributo importante na implementação de políticas regionais em matéria de agricultura, uma vez que participa na discussão e reivindicação dos principais dossiês, como o plano e o orçamento regionais, o programa POSEI-Açores ou os quadros comunitários plurianuais da agricultura e desenvolvimento rural.
A Federação Agrícola dos Açores sabe bem da importância da agricultura na região, defendendo duma forma intransigente os rendimentos dos agricultores, porque são eles que cuidam e preservam a nossa paisagem, sendo esta uma das principais razões de quem nos visita.
Jorge Alberto Serpa da Costa Rita