
Diretora do FMI: Vivemos um momento de incerteza e recuperação ainda é difícil
"A recuperação, que tanto esperamos, uma recuperação sólida, ainda é um pouco difícil de alcançar", apontou Kristalina Georgieva.
"A recuperação, que tanto esperamos, uma recuperação sólida, ainda é um pouco difícil de alcançar", apontou Kristalina Georgieva.
David Malpass, presidente do Banco Mundial, refere que "os países devem implementar políticas fortes e que atraiam investimento dos seus próprios cidadãos e dos estrangeiros".
Ajudar os países em desenvolvimento a combater o coronavírus "não é apenas um imperativo moral, mas um passo necessário para que a recuperação económica seja duradoura", referiu este domingo Kristalina Georgieva, diretora do FMI.
Este é o primeiro aumento em mais de 20 anos, já que à pandemia se associam as alterações climáticas e situações de conflito em vários pontos do globo.
O Banco Mundial pediu a aprovação de 12 mil milhões de dólares para ajudar os países mais pobres a comprar e distribuir possíveis vacinas contra o Covid-19,
Kristalina Georgieva dissee que 102 dos 189 países-membros da instituição já pediram ajuda, sendo que o FMI está preparado para usar a totalidade da reserva de emergência de 916 mil milhões de euros.
Mais de metade dos 189 países-membros do Fundo Monetário Internacional pediram ajuda financeira devido à pandemia do novo coronavírus.
FMI afirmou que apoia "vigorosamente as medidas orçamentais extraordinárias já aprovadas em vários países para reforçar os sistemas de saúde e proteger os trabalhadores e empresas afetados".
"Para os países de salários mais baixos, temos financiamentos de emergência de rápida distribuição até 10 mil milhões de dólares", anunciou o FMI.
O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, indicou que está a ser planeado um consórcio de cerca de 8,85 mil milhões de euros para ajudar um futuro novo Governo na Venezuela.
O vice-secretário dos Assuntos Internacionais do Tesouro, David Malpass, indicou que o período de trégua entre os dois países, com fim a 1 de Março, não será prolongado.
Malpass está na capital chinesa com uma delegação dos EUA, liderada pelo vice representante do Comércio, Jeffrey Gerrish.
A decisão do presidente dos EUA é controversa pelas críticas que o escolhido fez sobre a instituição internacional.
O governo dos Estados Unidos já notificou os acionistas do Banco Mundial da sua decisão, que deverá ser formalmente anunciada esta quarta-feira.
A guerra comercial já levou os dois lados a subirem as taxas alfandegárias em milhares de milhões de dólares de produtos oriundos dos dois países.
O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, afirmou hoje que está confiante que se possa concluir um acordo comercial com a China e por fim à guerra comercial entre os dois países.