Sábado – Pense por si

Maria Henrique Espada

Álvaro Beleza: "Há uma regra: nunca pedi lugares. Nunca"

Cresceu com os avós, tratou a mãe com esquizofrenia, foi a Praga a meio de uma revolução, candidatou-se a líder do PS, sarou feridas internas, sobreviveu a um cancro, é maçon e recomenda. Diz que a alguns no PS faz falta saberem o que são questões de vida ou de morte. Não são as da política

Maria Henrique Espada

Salome, a francesa que luta pela Geórgia

Enquanto os protestos continuam e a repressão se agrava nas ruas de Tbilissi, a presidente recusa deixar o cargo e tornou-se a voz da resistência pró-europeia. Conheça Salome Zourabichvili, 72 anos, a georgiana que nasceu em França e já foi para a rua com os manifestantes.

SÁBADO

À descoberta da Albânia

O fotojornalista Nuno André Ferreira partiu à descoberta de destino que já foi dos mais misteriosos da Europa. Agora, a Albânia é uma concorrida paragem balnear.

Geopolítica @plicada

As viagens de Xi

Xi Jinping decidiu ir dar alento a Putin, num gesto de conforto oco, contribuindo para que Moscovo não perca os impulsos autodestrutivos, que levarão a Rússia a ser uma das primeiras presas da superpotência China, numa inversão de papeis entre o Estaline e o Mao do séc. XXI.

8
Débora Calheiros Lourenço

As reações à morte de Mikhail Gorbatchov

Na Rússia as reações foram menos calorosas do que no resto do mundo e chegou até a ser considerado "pior do que Hitler" por Vitaly Milonov.

Ricardo Santos

Vale tudo, no amor e nas viagens

“Perigoso comuna” ou “porco capitalista”. Diz-me como viajas, dir-te-ei quem não és. "Passageiro Clandestino", a crónica de Ricardo Santos na SÁBADO Viajante.

Polacos temem invasão: "Há uma nova cortina de ferro que se ergueu"

Polacos temem invasão: "Há uma nova cortina de ferro que se ergueu"

É a expressão mais usada pelos voluntários que se reúnem junto ao estádio de Cracóvia para mandar mantimentos para os refugiados ucranianos. Só nas últimas 48 horas entraram 100 mil. Desde manhã, 9 mil. A diretora e enviada especial da SÁBADO testemunhou esta realidade à chegada a Cracóvia, a segunda maior cidade da Polónia e a mais próxima da fronteira ucraniana.

Paulo Barriga

Como a Alemanha financiou as guerras portuguesas em África

Com receio de uma invasão da URSS, a República Federal Alemã assinou com Portugal uma série de acordos secretos para criar, em Beja, uma base de retaguarda para as forças alemãs. Graças a isso, Salazar conseguiu suportar o esforço de guerra em três frentes no Ultramar.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30