
Tabaco aquecido sujeito a novas normas a partir de hoje
Produtos vão ter mensagens chocantes nas embalagens e serão proibidos os aromas.
Produtos vão ter mensagens chocantes nas embalagens e serão proibidos os aromas.
Parlamento aprovou a transposição da diretiva europeia sobre a retirada de certas isenções aplicáveis aos produtos de tabaco aquecido, "reforçando normas" para a prevenção e controlo do tabagismo.
Isabel Moreira repudiou as medidas mais restritivas no que se refere aos locais onde é permitido vender tabaco e a limitação da venda de tabaco em máquinas de venda, através de entregas ao domicílio ou da venda ambulante.
Para o conjunto de entidades encabeçado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia não pode haver melhoria da saúde da população nem sustentabilidade do SNS "sem medidas robustas de promoção da saúde e de prevenção das doenças crónicas".
Produtos inovadores surgem no mercado como alternativa, mas é preciso monitorizar o uso e os efeitos a longo prazo. Especialistas debateram em Atenas, no Scientific Summit on Tobacco Harm Reduction, as estratégias para um atingir um objetivo comum: um mundo isento de fumo.
Não deixam cheiro, nem rasto. Há milhares de sabores, como Red Bull e tarte de maçã, e parece ser só vapor de água, mas não é. Fazem tão mal quanto os outros.
O ano de 2020 ficou marcado por "um significativo retrocesso" no âmbito do Programa de Apoio Intensivo à Cessação Tabágica, com uma diminuição do número de locais de consulta (-51%), das primeiras consultas, do total de consultas realizadas (-39,2%).
Idade legal para fumar vai aumentar a cada ano, de forma a impedir novas gerações de consumir tabaco. Pneumologista Sofia Ravara frisa que governos devem atuar contra o consumo.
Sabe qual é? Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais eficazes e mais bem tolerados são os tratamentos. Esteja atento aos sintomas! Fernanda Estevinho, médica oncologista, explica o que há para saber sobre esta doença que é a principal causa de mortalidade por cancro no mundo.
Em 2019, 1,3 milhões de portugueses fumavam diariamente e 248 mil faziam-no ocasionalmente. Pela primeira vez desde 1987, o consumo de tabaco entre mulheres baixou. Tabagismo entre jovens também caiu, mas existem mais adeptos do tabaco aquecido.
As últimas estimativas apontam que 11,7% dos óbitos ocorridos em 2019 em Portugal tenham sido devido ao tabaco.
Fumadores têm uma maior probabilidade de sofrerem um evento cardiovascular agudo em idade jovem, em comparação com os não fumadores.
"O tabaco representa um obstáculo ao desenvolvimento e uma ameaça aos esforços de prevenção, tratamento e controle da covid-19", refere especialista.
Emília Nunes quer que proposta que acabou por ficar de fora na revisão da Lei do Tabaco volte a ser debatida e apela a estudos independentes sobre os novos cigarros eletrónicos.
Proposta feita pelos responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo aguarda resposta.
Diretora do Programa Nacional para Prevenção do Tabagismo recorda que o produto é mais barato e acessível o que leva ao aumento do consumo.