Donald Trump acusa Governo das Honduras de "tentar mudar" resultados das presidenciais
Dados preliminares dão um empate técnico entre dois candidatos de direita, um deles apoiado pelo presidente norte-americano.
Dados preliminares dão um empate técnico entre dois candidatos de direita, um deles apoiado pelo presidente norte-americano.
Mais de quatro horas depois do fecho das urnas e com 34,25% dos votos apurados, Nasry Asfura tinha conquistado 530.073 votos, ou 40,6% do total.
O "não" venceu com uma vantagem de entre 23 e 6 pontos percentuais, de acordo com os resultados de mais de 85% da contagem dos votos publicados.
De acordo com os números oficiais do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) divulgados ao final da tarde de domingo (noite em Lisboa), o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) ganhou 23 dos 24 cargos de governador.
Donald Trump já tinha garantido que a Venezuela passaria a receber todos os seus cidadãos que fossem deportados dos Estados Unidos, incluindo criminosos.
A sua newsletter de sexta-feira.
No poder desde 2012, Maduro começa o seu terceiro mandato de seis anos esta sexta-feira, numa altura em que a oposição venezuelana parece mais forte do que nunca.
Corina Machado surgiu num protesto em Caracas tendo reclamado a vitória do candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, nas eleições do ano passado.
Corina Machado surgiu num protesto em Caracas tendo reclamado a vitória do candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, nas eleições do ano passado.
Entre os 1.877 detidos por razões políticas na Venezuela existem três com dupla nacionalidade portuguesa, 12 são espanhóis, nove italianos, seis colombianos e um chileno, disse a Foro Penal.
A administração norte-americana de Joe Biden havia afirmado anteriormente que González foi o mais votado nas eleições, mas sem o reconher oficialmente como presidente eleito.
Relatório acusa as forças de segurança e grupos civis armados afetos ao regime de cometerem "assassínios, desaparecimentos forçados, atos de tortura e violência sexual", antes, durante e depois das eleições.
O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, indicou ainda que o candidato da oposição solicitou uma passagem segura diretamente ao Ministério Público numa carta, o que lhe permitiu viajar para Espanha.
González Urrutia foi chamado a depor perante o Ministério Público, que o acusou de "alegada prática de crimes de usurpação de funções" e "falsificação de documento público".
O Ministério Público pediu à justiça que emitisse um mandado de prisão para González Urrutia depois deste não ter comparecido a três convocatórias, nas quais devia prestar declarações no âmbito de uma investigação relacionada com alegações de fraude nas presidenciais.
O Supremo da Venezuela considerou válidos os resultados das eleições presidenciais, realizadas em 28 de julho, divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que ditaram a reeleição de Nicolás Maduro, rejeitada pela oposição e parte da comunidade internacional.